sexta-feira, 29 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA!

          Desejo a todos aqueles que acessam este blog uma FELIZ PÁSCOA. Que Deus esteja presente em vossos corações. O blog MÚSICA PURA  e a RÁDIO MÚSICA PURA agradecem de coração a todos que nos prestigiam. E pede uma Páscoa em que os valores cristãos sejam os que predominem em sua família, independente da religião que professem.

Um abraço.

Profº Fumaça Genro

quarta-feira, 27 de março de 2013

ATÉ QUANDO?


             Ontem assistindo a um desses jornais na TV se não me engano foi no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa. Um aluno derrubou a diretora no chão e a agrediu com socos e pontapés. Como na maioria das vezes acontece, a mãe deu razão para o filho. E isso está se transformando em rotina em todo o nosso país. Minha pergunta é. ATÉ QUANDO            , profissionais da educação serão submetidos a essa situação vexatória? Erramos em alguns momentos? Com certeza. Somos pessoas como as outras, com erros e acertos. Somo humanos. Mesmo que muitos pensem ao contrário.
            Esse tipo de acontecimento deixou de ser uma exclusividade das grandes cidades. Na nossa pacata Diamantino já ocorreram fatos em que pessoas da escola por pouco não foram esfaqueadas dentro da escola por gente de fora da escola que entraram para fazer o que não sei.
            Minha pergunta é. O que as autoridades da nossa cidade fizeram? Associação de bairro, os ilustres e atarefados vereadores? Enfim aqueles que formam a dita sociedade organizada. O estado tomou algumas providências sem muito efeito. Os profissionais da educação estão ABSOLUTAMENTE SÓS. Parece-me que estão esperando algo mais grave acontecer para depois fazerem algo que apareça na mídia.
            Outra entidade que também não vejo falar é o SINTEPE. Onde anda o nosso outrora tão aguerrido sindicato?
           
Um abraço.

Profº Fumaça Genro

domingo, 24 de março de 2013

O TEXTO ABAIXO NÃO É MEU. NÃO VOU OPINAR SOBRE O QUE ELE DIZ. SOMENTE COLOCO NO BLOG PARA QUE VOCÊS LEIAM E PENSEM NO ASSUNTO.


DILMA, A IMBATÍVEL

            Quem é mais sábio: o povo, que julga pelo real, ou a mídia, que julga pelo ideal? Quem é mais interesseiro: a massa, que avalia pelos benefícios que recebe, Bolsa-Família, ProUni, Minha Casa, Minha Vida, cotas e outros do mesmo gênero, ou o empresariado e a turma dos camarotes, que só gostam de quem reduz impostos e empresta dinheiro barato? Essas questões aparecem com a divulgação da pesquisa sobre a popularidade da presidente Dilma. O “poste” de Lula venceu o criador. Nem o ex-presidente petista nem FHC alcançaram 63% de bom e ótimo na avaliação das pessoas depois de dois anos de governo.
            Os críticos da Dilma comparam o Brasil com um ideal jamais atingido ou com um mundo desenvolvido perfeito que também não existe mais. A população, com os pés no chão, compara o Brasil com o Brasil de antes. As suas conclusões são irrefutáveis: apesar dos problemas e do atoleiro econômico, nunca teve tanto pobre na universidade, jamais se teve uma classe C tão incorporada e nunca a maioria teve comida na mesa como agora. Os críticos de Hugo Cháves comparavam o governo dele com uma democracia ideal que nunca existiu no país. A plebe que adorava o Comandante e elegerá Maduro compara a Venezuela de hoje com a Venezuela de antes de Cháves. Por exemplo, a Venezuela da época de Carlos Andrés Perez. Só isso.
            -  Somos pragmáticos – foi o que me disse um pedreiro.
            Achei que ele poderia fazer parte do Instituto Millenium. Esperei que me dissesse também que as ideologias acabaram e que não há mais direita e esquerda.
            - Para nós, o pobrerio, a esquerda é que tem feito o que interessa. A nossa vida mudou depois de Lula e Dilma.
            A dificuldade de entender Cháves, Lula e Dilma, para quem julga pelo ideal, cresce com a questão das prioridades. Os antecessores de Cháves, diante da falta de recursos para cobrir todas as necessidades, optavam por favorecer os mais ricos. O dinheiro do petróleo deveria ir primeiro para o “andar de cima”. A massa que esperasse o bolo crescer.
Cháves inverteu a receita. Lula e Dilma também. Sempre que essa inversão acontece, quem perde grossas fatias passa a valorizar o que antes era visto como acessório: o formalismo da “democracia”. Os adeptos da ditadura de Pinochet não se preocupavam com a democracia por considerarem o crescimento econômico, distribuído em primeiro lugar para a parte de cima da tabela, um valor maior. O mesmo, pelo lado inverso, acontece na Venezuela. A população que finalmente passou a comer considera isso determinante. Melhor é o ideal.
            Na falta do ideal, joga-se com o real. Dilma Rousseff tem dado um baile de gestão dentro das condições possíveis e dos limites da economia nacional atrelada à conjuntura internacional e mais a massa miojo e do hino do Palmeiras no meio da redação. Se a eleição fosse hoje, ela ganharia, por mérito e astúcia do eleitor, já no primeiro turno. Bateria Aécio, Serra, Marina, Eduardo Campos  e até o pai do Badanha, que não concorrerá por não ser bobo e preferir um cargo no segundo escalão. Aceitaria também, em nome da governabilidade e dos altos interesses da Nação, ser ministro. Dilma está imbatível.

                         Jurandir Machado da Silva

sábado, 23 de março de 2013

UMA TOTAL IGNORÂNCIA EM SE TRATANDO DE IDIOMAS



            Confesso minha absoluta ignorância em se tratando de idiomas. Juro que não sabia que a língua falada na Turquia era o português. É verdade eu não sabia e aprendi na novela Salve Jorge que na Turquia onde nascem os turcos se fala português.
            Ai me veio uma dúvida cruel. Como será que eles trocaram o idioma turco pelo português? Construí uma teoria espetacular, com toda modéstia. Na Turquia, onde nascem os turcos chegou a TV a cabo ou por satélite, enfim... Os turcos que são os que  nascem na Turquia conheceram Globo e sua programação aproveitaram então um de seus programa culturais de maior audiência o Big Brother. Um programa que nos mostra a sinceridade, a ética. Que nos mostra que devemos tratar nossos amigos com absoluta verdade, sem artimanhas. Dessa maneira os turcos que são aqueles que nascem na Turquia aprenderam o português. Inclusive alguns falam com sotaque carioca. Imaginem vocês. Isso é que se chama influência linguística.
            Estou sinceramente impressionado com a minha capacidade de construir teorias que logo se mostram absolutamente verdadeiras. Com toda modéstia “eu sou o cara” e não aquele que pega todas na novela. Dizem as más línguas que o cavalo do São Jorge anda de cola baixa de medo do Créu, digo do Téo. E não esqueçam. Os turcos nascem na Turquia.
            Depois de brindá-los com toda essa minha inteligência só me resta agradecer.

Um abraço.

Profº   Fumaça Genro 

quinta-feira, 21 de março de 2013

DESALENTO, DESENCANTO OU QUALQUER OUTRA EXPRESSSÃO!



            Esse é meu sentimento em relação a essa tal de Copa do Mundo, não sei se são os escândalos, as maracutais nas obras, se é o time ou tudo isso junto.
            No nosso estado essa Copa é uma vergonha só. Obras paradas, orçamentos superfaturados, promessas e mais promessas. É uma vergonha para nós que moramos aqui e amamos este estado. Aliás, tem uma pergunta que eu sei a resposta, mas gostaria que vocês pesassem um pouco, quem manda nas obras da copa em Cuiabá na verdade?. 
          No Pará, mais precisamente em Belém um jogo entre Remo e Paissandu tem mais ou menos 45 mil torcedores. Exagerando um pouco esse dever ser o público total do primeiro turno do campeonato do nosso glorioso Mato Grosso. Quer dizer a decisão foi política e não do interesse da população. É uma vergonha. Tem ainda o Maracanã cheio de coisas mal contadas, o Itaquerão, Dinheiro público para um clube. Essas e outras histórias são de deixar qualquer um de cara no chão.
            Outra pergunta. O que acontecerá com a Arena Pantanal depois da Copa? E em Brasília e em Natal?
O time então, não empolga e ainda por cima trazem o Felipão um cara que levou o Palmeira para a segunda divisão. Podem perguntar. E se ele conseguir ser campeão? Não fará nada mais que sua obrigação ganhando a grana que ganha.
            Essas e outros motivos me levam a esse desencanto, desalento ou como queiram chamar.
UM ABRAÇO.
Profº  Fumaça Genro

quarta-feira, 20 de março de 2013

Cantor Emílio Santiago morre no Rio


         Um intérprete fantástico que não se destacou somente por ter participado de festivais, mas por excepcionais interpretações. Um perda irreparável para a MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.
          Eu como fã de esse cara sinto a sua partida.

PROFº FUMAÇA GENRO


Cantor estava internado na CTI do Hospital Samaritano. 
Sambista havia sofrido um acidente vascular cerebral.
 
Do G1 Rio
Emílio Santiago morre aos 66 anos.
(Foto: Alexandre Moreira/ Divulgação)


          Morreu aos 66 anos o cantor Emílio Santiago, que estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela assessoria da unidade hospitalar. O sambista sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC), no dia 7 de março.
O motivo e o horário da morte não foram informados pela assessoria do hospital. O local e horário de enterro também não foram divulgados.
saiba mais

            O cantor, vencedor de diversos festivais de música, iniciou a carreira na década de 70 e gravou grandes sucessos como Saygon, Lembra de Mim e Verdade Chinesa.
O último disco de Emílio Santiago foi "Só danço samba (ao vivo)", lançado em 2012, junto com u
m DVD.


Veja abaixo algumas das mensagens deixadas nas redes sociais lamentando o falecimento de Emílio Santiago:


Aguinaldo Silva (@aguinaldaosilva), dramaturgo: "Morreu Emílio Santiago, o último cantor de verdade do Brasil. Cantoras temos muitas, compositores também. Mas cantores... Ele era o único".
Astrid Fontenelle (@astridfontenell), apresentadora: "Acordo com a noticia da morte do cantor Emílio Santiago. Triste. Tinha um plano de estreitar a amizade. Seu canto era foda! RIP meu negão!"
Ed Motta (@EdMotta), cantor e compositor: "O maior cantor do Brasil Emilio Santiago partiu para o plano espiritual. Nos céus ele sempre esteve é um gigante. Que tristeza meu Deus".
Fábio de Melo (@pefabiodemelo), padre e cantor: "Emílio Santiago, um dos maiores talentos da nossa MPB. Vai fazer falta por aqui".
Fafá de Belém (@fafadbelem), cantora: "Que MERDA!!! Emilio partiu..."
Gabriel Chalita (@gabriel_chalita), deputado federal: "Morreu Emílio Santiago. Um cantor fantástico".
Gloria Perez (@gloriafperez), dramaturga: "Triste demais com a morte do #emiliosantiago".
Lucas Lima (@Lima_Lucas), músico: "Putz, mais um dos fodas se foi... Emílio Santiago era um BAITA dum intérprete de samba, baita perda".
Manno Goes (@_mannogoes), integrante do grupo Jammil e Uma Noites: "A voz masculina mais linda do Brasil se calou. Vai em paz, Emilio Santiago. Sua voz eternizou Saigon, Verdade Chinesa, O Fantasma da Ópera..."
Paula Lavigne (@PaulaLavigneOfi), produtora: "Muuuuuito triste com a morte do queridissimo #emiliosantiago Grande voz, grande cantor, grande pessoa!"
Rafael Vannucci (@rafavannucci), cantor e empresário: "Emilio Santiago, uma das maiores vozes da musica popular brasileira! Vá com deus!! Descanse em paz!"
Ritchie (@ritchieguy), cantor e compositor: "RIP Emílio Santiago, (nosso Lou Rawls). Grande voz, gente fina".

sábado, 16 de março de 2013

QUE GOVERNO É ESSE?


          A pergunta que faço é porque não consigo entender esse nosso governo estadual que não faz absolutamente nada e diz que não tem condições de dar aumento aos funcionários. Uma questão que fica onde está indo a arrecadação já que; segurança, saúde, infraestrutura, cultura e outras áreas nada absolutamente nada estão fazendo. Obras da COPA? Mas a maioria dos investimentos é federal, com exceção do maravilhoso e caro VLT?
            E ainda tem gente que fala que esse governador quer ser senador. Que Deus nos livre desse mal.
            Não nos esqueçamos de jamais de quem colocou esse governador onde ele está. Foi uma pessoa que está cogitando voltar ao governo do estado. Uma pessoa que nem seu partido o quer em um ministério. Aliás, é esquisito essa história. Um partido não quer que um filiado seu senador seja ministro. Não é algo meio estranho. Alguém poderia explicar o por quê?
            O que me deixa completamente sem resposta é a questão do MT-SAÚDE (?) que ninguém consegue resolver e nós servidores continuamos na espera de um novo plano. No meu caso, eu simplesmente sai. E estou com minha esposa e filha completamente sem plano nenhum. Ou melhor, estamos com o SUS.
            Esse texto depois de muito tempo sem postar nada é uma tentativa de volta, já que ando sem nenhuma inspiração para escrever alguma coisa.

Um abraço.
Profº Fumaça Genro

sexta-feira, 15 de março de 2013

VOLTAMOS!

A "RÁDIO MÚSICA PURA" VOLTOU HOJE AO DEPOIS DE DEZ DIAS FORA DO AR. PEDIMOS DESCULPAS AQUELES QUE NOS APOIAM, MAS ACONTECERAM COISAS QUE INDEPENDEM DA NOSSA VONTADE. OBRIGADO MAIS UMA VEZ AO PEDRO MAIA PELA FORÇA E APOIO TÉCNICO.

quinta-feira, 14 de março de 2013

VOLTANDO!

A ´RADIO "MÚSICA PURA" DEPOIS DE FICAR DESDE O DIA 6_03_2013 FORA DO AR ESTARÁ VOLTANDO COM TUDO AINDA NESTE FINAL DE SEMANA. PEDIMOS DESCULPAS PELO ACONTECIDO.

quarta-feira, 6 de março de 2013

POSTAGENS

           Estamos sem postar a alguns dias  devido primeiro a dengue terrível e depois problemas no computador que inclusive tirou .a RÁDIO MÚSICA PURA do ar hoje e provavelmente amanhã. Esperamos para alegria de poucos e a tristeza de muitos voltar o mais breve  possível.

OBRIGADO

PROFESSOR FUMAÇA GENRO