terça-feira, 30 de julho de 2013

Uma frase, mil interpretações 30 de julho de 2013 |jornal JORNAL ZERO HORA-POA/RS FRANCISCO E OS GAYS

Uma frase pronunciada nos céus causou um rebuliço planetário ontem. O papa Francisco voltava à Itália, após a estada no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, quando disse, em entrevista coletiva a jornalistas dentro do avião da Alitalia: “Se uma pessoa é gay, procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?”.

           Os reflexos foram imediatos à divulgação do pronunciamento do Papa. Grupos gays e padres progressistas comemoraram, notícias circularam com mensagens positivas sobre o começo da aceitação da homossexualidade no catolicismo. Nem tanto, nem tão pouco. Ainda que possa ter sido a melhor receptividade de um papa aos gays na história, a homossexualidade ainda está longe de ser tolerada pelo Vaticano.

            Ao mesmo tempo em que afirmou que não se deve marginalizar os gays, o Pontífice reiterou que as relações entre pessoas do mesmo sexo não passaram a ser aceitas pela Igreja. Ainda assim, há vaticanistas que veem uma abertura sem volta nessa reflexão. É o caso do frei franciscano Jorge Hartmann, que trabalhou por três anos na Rádio do Vaticano e hoje é comissário da Terra Santa no Rio Grande do Sul. O frei diz que a “porteira está aberta” para a discussão de outros tabus, como a ordenação de homens casados.

            – O Papa mandou a Igreja ir ao encontro do povo. Bem aquilo que Jesus fazia. Mas não temos pessoas. Aí vem a questão da ordenação de homens casados – aponta Hartmann.

             Entre estudiosos, a frase de Francisco não esteve impregnada de grande novidade. Leandro Chiarello, diretor da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), citou as divergências entre o estilo do argentino e o de seus antecessores (leia abaixo) como a grande causa para o impacto da frase. Espontaneidade, improvisação e proximidade são características claras que em pouco tempo se tornaram uma marca do “papa latino”, que, para os religiosos europeus mais ortodoxos, é pejorativamente um “moderninho”.

             – Não é que seja novidade o que o Papa disse. É o modo como ele fala. Ele tem se apresentado como um legítimo pastor, que conversa com suas ovelhas paroquianas – diz Chiarello.

                Satisfeitos, ativistas do movimento gay exaltaram o potencial de conscientização do discurso. Membro do Diversidade Católica, grupo carioca formado por leigos que buscam a inclusão de homossexuais na Igreja, Cristiana Serra também destacou o contraste entre as palavras de Francisco e as de ocupantes anteriores do cargo.


Ativistas louvam novo discurso

              Segundo ela, Francisco não sinalizou qualquer mudança de princípios, mas deixou evidente a condenação da violência e da exclusão.

              – Embora a doutrina diga que é preciso acolher o gay com respeito, por parte da hierarquia e dos fiéis nem sempre era isso que a gente via. Francisco vem criticando as pessoas que tranformam a Igreja numa instância de vigilância. Falar abertamente pela acolhida e pelo respeito traz uma grande mudança – avalia Cristiana.

             Célio Golin, coordenador do Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual, ficou surpreso com as respostas do Papa. Mas ele evita prever avanços na abordagem de questões como o casamento gay.

             – É a posição do Vaticano ou é uma posição mais individual do Papa? Essa é a pergunta que ainda não tem uma resposta – afirmou Golin.


Dom Zeno Hastenteufel

 Bispo da Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Reg. Sul 3)

Não achei nada especial. Falo isso na minha diocese há muitos anos. Mas isso não significa aprovação de casamento gay. O Papa não falou sobre isso. Ele falou que a pessoa que ama Deus e segue os mandamentos não tem problema nenhum. Não é que eu seja contra o casamento gay. O casamento católico cristão é feito para homens e mulheres. Nunca vai ter um sacramento do matrimônio gay. Isso não vai ter. Pode haver, como já está havendo, uma convivência gay, um comprometimento mútuo perante a lei.

Maria Berenice Dias

  Presidente da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil

              Nossa, gostei tanto da declaração do Papa! Segue o que ele tem demonstrado em suas manifestações, de absoluta inclusão e aceitação. Claro que isso não revela aceitação ao vínculo homoafetivo, é a aceitação da pessoa, a Igreja faz essa distinção. Mas não dá para deixar de reconhecer que é um avanço. Ao menos ele não emitiu um juízo negativo. Ele tem se mostrado muito poroso a avanços, a novidades, até incitando os jovens a se manifestarem, reivindicarem seus espaços de poder. Acho que os gays se sentem, no mínimo, reconfortados.

Dom Dadeus Grings

Arcebispo metropolitano

            Essa foi sempre a doutrina da Igreja. Achei positivo, mas não tem algo novo ou inusitado. Alguns nascem com uma tendência para esta linha (homossexual). Se a pessoa tem uma tendência inata, tanto hétero quanto homossexual, isso se aceita. O problema é quando há escândalo. Não é privilégio dos gays fazer escândalo, os héteros também fazem. Quando os gays fazem escândalo em público, como lá no Rio, durante a Jornada, quebrando imagens de santo, eles querem tumulto. A pessoa é pessoa em si mesma, não pelo sexo.

Norton Cezar Dal Follo da Rosa Junior

Psicanalista, membro da Assoc. Psicanalítica de Porto Alegre

         Ele lança a questão a todos nós: quem é ele e quem somos nós para julgar a homossexualidade? O ponto chave nessa declaração é abrir mão da ideia de julgamento da sexualidade humana, seja ela qual for. Ele também diz que não podemos marginalizar as pessoas. Não é mais possível hoje qualquer ideia de marginalização da homossexualidade. Por muitos anos, a Igreja tomou a homossexualidade como pecado, desvio de norma, déficit moral. Ele começa a colocar em cena alguns problemas que até então eram internos da Igreja.

Carlos Magno

Presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT)

          Fiquei feliz com a declaração, me surpreendeu. Só pelo fato de não atacar a comunidade gay já ajuda muito. Já me dá uma esperança de que a igreja possa, futuramente, mudar. Acho que abre uma porta, uma esperança. A Igreja precisa assumir o debate sobre os direitos da comunidade, não pode mais ter essa posição tão fechada, de exclusão. A Igreja não está dialogando com a sua própria base. Tem muito homossexual na base da Igreja. Tem famílias com filhos ou algum outro parente, também católico, que é homossexual.

Frei Luiz Carlos Susin

Professor de Teologia na PUCRS

          Não é uma mudança do ponto de vista moral, a mudança é de ordem pastoral. É extremamente positiva para marcar uma posição, não de ordem normativa, mas de ordem pastoral, de respeito, de confiança. Ele tem uma visão que não é a de querer fazer frente ao problema como se fosse o dono da verdade. Confia na consciência e na intenção de cada um de buscar o caminho mais certo para a sua vida. Não é que o Papa vai dizer que pode ou não pode o casamento gay. A meu ver, ele está reconhecendo que isso não compete à Igreja.

Cristiana Serra

Integrante do grupo Diversidade Católica

          A gente ficou muito feliz. Na verdade, o que Bergoglio fez foi confirmar o que, há anos, já é a doutrina oficial. Muitas vezes, a gente tem uma visão da Igreja como se fosse homogênea, e ela não é. Não pode haver violência e exclusão. Muitas vezes as pessoas criticam a Igreja, com razão, por ter atuado como instância de poder e de controle, e daí um papa, no início do século 21, diz que não cabe a ninguém julgar. Ao mesmo tempo em que isso é uma total e absoluta novidade, é o que está na mensagem original, no fundamento da fé católica.

Jorge Hartmann

Frei franciscano e comissário da Terra Santa no Rio Grande do Sul

         O Papa abriu um leque de possibilidades, e agora com a porteira aberta, vai ser difícil segurar. É um tabu enorme, mas, ao se referir com muita franqueza e informalidade ao assunto dos gays, ele abre caminhos novos dentro daquele temas mais polêmicos. Isso sugere à Igreja aprofundar, trocar ideias e discutir o que será um longo caminho. Eu não me espantaria se o Papa convocasse um concílio: faz 50 anos do último. O concílio dá a possibilidade de questionar toda a estrutura eclesial, e dá uma credibilidade ímpar.

Célio Golin

Coordenador do Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual

         Me surpreendeu positivamente. A frase é forte se comparada com as posições que o Vaticano sempre teve. Os outros papas não iam nessa linha. Eram críticos à homossexualidade. Essa posição dele parece abrir a possibilidade de outro entendimento por parte da religião. Acho que influenciará as pessoas que acreditam no discurso da Igreja Católica. Mas será que essa é a posição do Vaticano ou é uma posição mais individual do Papa? Essa é a pergunta que ainda não tem uma resposta.

Roberto Francisco Daniel

O padre Beto de Bauru (SP), excomungado pela Igreja por declarações polêmicas

          A declaração de um Papa, dizendo quem é ele para julgar se uma pessoa é gay e procura Deus, já é uma abertura muito grande em termos de reconhecimento como ser humano, sem criar nenhum tipo de julgamento que possa levar a um preconceito. Isso deveria ser tratado com a maior naturalidade. Acredito que o Papa pode ajudar a mudar as estruturas da Igreja. Olha aquela declaração dele, de que o pastor deve cheirar a ovelha. O padre tem que cheirar a gente, estar no meio do povo, tem que fazer compras no supermercado, conviver com as pessoas.

andre.mags@zerohora.com.br   larissa.roso@zerohora.com.br
ANDRÉ MAGS E LARISSA ROSO


segunda-feira, 29 de julho de 2013

GOSTARIA DE VER E OUVIR OS ARAUTOS DA HOMOFOBIA, DA INTOLERÂNCIA, AQUELES QUE NÃO ACEITAM QUEM NÃO É IGUAL, DEPOIS DESSA DO PAPA.

Homossexuais não devem ser julgados ou marginalizados, diz Papa



RETIRADO DO SITE G 1
Pontífice também disse que proibição de mulheres sacerdotes é definitiva'.
Ele voltou à Itália após participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio.

O Papa Francisco desembarca nesta segunda-feira (29) no aeroporto Ciampino, em Roma (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)
O Papa Francisco disse nesta segunda-feira (29) que os homossexuais não devem ser "julgados ou marginalizados" e que devem ser integrados à sociedade.

Conversando com jornalistas a bordo do avião que o levou do Rio a Roma após aJornada Mundial da Juventude, Francisco também afirmou que, segundo o Catecismo da Igreja Católica, a orientação homossexual não é pecado, mas os atos, sim.
"Se uma pessoa é gay e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?", disse, em uma das mais generosas referências aos homossexuais já feitas por um pontífice.
"O Catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem", disse. "Ele diz que eles não devem ser marginalizados por causa disso, mas que devem ser integrados à sociedade."
saiba mais

"O problema não é ter essa orientação. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby por essa orientação, ou lobbies de pessoas invejosas, lobbies políticos, lobbies macônicos, tantos lobbies. Esse é o pior problema", disse.
As declarações foram feitas quando o Papa respondia a uma pergunta sobre o chamado lobby gay do Vaticano.
"Vocês veem muito escrito sobre o lobby gay. Eu ainda não vi ninguém no Vaticano com um documento de identidade dizendo que é gay", brincou.
Mulheres
Francisco também afirmou que a proibição de mulheres sacerdotes na Igreja Católica é "definitiva", apesar de que ele gostaria que elas tivessem mais papéis de liderança nas atividades pastorais e de administração.
"A Igreja falou e disse 'não'... essa porta está fechada", disse, em seu primeiro pronunciamento público sobre o tema como Papa.
Ele se referiu a um documento firmado pelo falecido Papa João Paulo II de que o banimento do sacerdócio feminino era parte dos ensinamentos infalíveis da Igreja e é definitivo.
A Igreja afirma que não pode ordenar mulheres porque Jesus só escolheu homens para serem seus apóstolos. Defensores do sacerdócio feminino dizem que ele estava agindo conforme os costumes daquele tempo.
Banco do Vaticano
             O pontífice também disse que o banco do Vaticano, envolvido em uma série de escândalos, deve ser "honesto e transparente", e que ele vai ouvir as recomendações de uma comissão que criou para definir se o banco deve ser reformado ou mesmo fechado.
O Vaticano anunciou nesta segunda que assinou um acordo sobre a troca de informações financeiras e bancárias com a Itália para combater a lavagem de dinheiro, confirmando reportagem da Reuters na semana passada.
Viagem de volta
            O avião que transportava o pontífice, um Airbus A330 da companhia Alitalia, aterrissou no aeroporto de Ciampino, em Roma, às 11h25 (6h25 de Brasília), após percorrer os 9.201 quilômetros que separam o Rio de Janeirox da capital italiana.
O Papa desceu a escada do avião carregando a sua maleta preta de mão, que havia chamado a atenção já na viagem de ida.
Do aeroporto, o pontífice foi de helicóptero até o Vaticano, pondo fim a sua primeira viagem internacional como Papa.
O Papa mandou uma mensagem pelo Twitter avisando que chegou, dizendo que sua alegria era maior que seu cansaço.


sábado, 27 de julho de 2013

PENSEM.



“Os dois Papas anteriores passaram a impressão de que a Igreja era uma fortaleza, cercada de inimigos contra os quais devíamos nos defender especialmente o relativismo, a modernidade e a pós-modernidade. O Papa Francisco disse claramente: "quem se aproxima da Igreja deve encontrar as portas abertas e não fiscais da alfândega da fé”; "é melhor uma Igreja acidentada porque foi à rua do que uma Igreja doente e asfixiada porque ficou dentro do templo”. Portanto mais confiança que medo.”




MÚSICA PURA

HOJE NA RÁDIO PARECIS 690 AM O PROGRAMA MÚSICA PURA COM O PROFESSOR FUMAÇA GENRO DAS 17:00 ÀS 19:00. 

WWW.RADIOPARECIS690AM.COM.BR


DESDE JÁ AGRADEÇO A AUDIÊNCIA.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

PARABÉNS.

PARABÉNS AO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, GALO FORTE LUTADOR.

PARABÉNS A TORCIDA ATLETICANA QUE DEU UM 
EXEMPLO DE AMOR E CONFIANÇA AO CLUBE QUE AMA.


PARABÉNS GALO, VENHA SE JUNTAR A NÓS  COLORADOS E A OUTROS CLUBES BRASILEIROS, VOCÊS MERECERAM.

Professor Fumaça Genro

UMA SEMANA TERRÍVEL. PRIMEIRO SEU JUVINO, ONTEM DOMINGUINHOS E AGORA DJALMA SANTOS. QUE DEUS OS RECEBA EM SEUS BRAÇOS. COMO PAI AMOROSO QUE É.

Morre Djalma Santos, o maior lateral-direito de todos os tempos
Ex-jogador foi bicampeão mundial com a Seleção Brasileira- RETIRADO DO JORNAL DIÁRIO GAÚCHO DE 24/072013




Foto:   Flávio Neves, Banco de Dados
Considerado o maior lateral-direito do Brasil e do mundo em todos os tempos, morreu na noite desta terça, aos 84 anos, em Uberaba, Minas Gerais, o ex-jogador Djalma Santos. Ele estava internado desde o dia 1º de julho devido a uma infecção respiratória aguda, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Hélio Angotti. Um boletim médico divulgado na terça-feira apontou problemas renais graves. Por isso, seguia respirando com a ajuda de aparelhos. No último dia 11, ele havia deixado o hospital, mas a recuperação insatisfatória fez com que ele fosse internado novamente.
Revelado pela Portuguesa em 1948, o ex-lateral se destacou também no Palmeiras, clube pelo qual atuou por nove anos, e Atlético-PR. Campeão paulista em 1959, 1963 e 1966, do Torneio Rio-São Paulo em 1952, 1955 e 1965, do Campeonato Brasileiro em 1960, 1967 (Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa), foi também campeão paranaense em 1970 (aos 41 anos). Os maiores títulos de Djalma Santos, no entanto, que nasceu em São Paulo em 27 de fevereiro de 1929, foram as Copas do Mundo de 1958 e 1962, com a Seleção Brasileira - por quem atuou também nos Mundiais de 1954 e 1966.
Na Suíça, em 1954, ele participou, com destaque, de três jogos do Brasil. No Mundial de 1958, jogou apenas a partida final, na vaga de De Sordi, que estava lesionado. O Brasil venceu a Suécia por 5 a 2, e Djalma teve ótima atuação, o que o fez ser apontado como um dos principais atletas do torneio.
No período em que esteve na Portuguesa, o clube conquistou dois títulos do prestigiado Torneio Rio-São Paulo, em 1952 e 1955. Pelo Palmeiras, Djalma Santos atuou entre 1959 e 1968. Na equipe que ficou conhecida como Academia (pelo futebol vistoso, elegante e preciso que executava), conquistou duas Taças Brasil (1960 e 1967), um torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967) - todos alçados à condição de títulos nacionais pela CBF -, um Rio-São Paulo (1965) e três Paulistas (1959, 1963 e 1966).
Na Copa de 1962, ele brilhou novamente ao participar das seis partidas da campanha vitoriosa no Chile. Djalma Santos também defendeu a seleção na Copa da Inglaterra, em 1966, quando atuou em duas partidas. O atleta encerrou a sua passagem pelo Palmeiras com 498 partidas (295 vitórias, 105 empates e 98 derrotas). Os dois últimos anos de sua carreira foram no Atlético-PR. Sua despedida aconteceu em um amistoso no dia 21 de janeiro de 1971.


terça-feira, 23 de julho de 2013

MORRE UM GRANDE MÚSICO, UM GRANDE BRASILEIRO. Dominguinhos morre aos 72 anos em hospital de São Paulo

Dominguinhos morre aos 72 anos em hospital de São Paulo

Músico lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão.
Ele havia sido transferido para a capital paulista em 13 de janeiro.
Do G1 São Paulo
Músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira em
SP (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/AE)


Músico lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão.
Ele havia sido transferido para a capital paulista em 13 de janeiro.
Do G1 São Paulo


Músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira em
SP (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/AE)
O músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.
Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife.
Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com oito anos de idade. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.
saiba mais
Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan, entre outros.
Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha oito anos de idade, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16.
Dominguinhos em apresentação em São Luís do
Paraitinga (Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo)
“Gonzaga estava divulgando para a imprensa o disco ‘Forró no Escuro’ quando ele me apresentou como seu herdeiro artístico aos repórteres”, lembrou-se Dominguinhos em entrevista ao G1 no final de 2012. “Foi uma surpresa muito grande, não esperava mesmo.”
De acordo com ele, o episódio aconteceu somente três anos depois de sua chegada ao Rio, acompanhado do pai, o também sanfoneiro Chicão. Mudaram-se para a cidade justamente para encontrar Luiz Gonzaga. “Em cinco minutos, ele me deu uma sanfona novinha, sem eu pedir nada”, prosseguiu. Naquele período, Dominguinhos saiu em turnê com o mestre para cumprir a função de segundo sanfoneiro e, eventualmente, de motorista.
Centenário de Gonzagão
No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante um show no dia centenário, 13 de dezembro, realizado na terra natal do músico, Exu (PE), Gilberto Gil comentou: “Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções, dos estilos, o gosto pelo xote, xaxado”. 
Para Gil, no entanto, Dominguinhos soube trilhar um caminho próprio. “Dominguinhos foi além, em uma direção que Gonzaga não pôde, não teve tempo. Ele foi na direção do início de Gonzaga, o instrumentista, da época das boates do Mangue, no Rio de Janeiro, quando ele tocava tango, choro, polca, foxtrot, tocava tudo, repertório internacional, tudo na sanfona. ”




O músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.
Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife.
Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com oito anos de idade. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.
saiba mais
Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan, entre outros.
Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha oito anos de idade, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16.
Dominguinhos em apresentação em São Luís do
Paraitinga (Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo)
“Gonzaga estava divulgando para a imprensa o disco ‘Forró no Escuro’ quando ele me apresentou como seu herdeiro artístico aos repórteres”, lembrou-se Dominguinhos em entrevista ao G1 no final de 2012. “Foi uma surpresa muito grande, não esperava mesmo.”
De acordo com ele, o episódio aconteceu somente três anos depois de sua chegada ao Rio, acompanhado do pai, o também sanfoneiro Chicão. Mudaram-se para a cidade justamente para encontrar Luiz Gonzaga. “Em cinco minutos, ele me deu uma sanfona novinha, sem eu pedir nada”, prosseguiu. Naquele período, Dominguinhos saiu em turnê com o mestre para cumprir a função de segundo sanfoneiro e, eventualmente, de motorista.
Centenário de Gonzagão
No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante um show no dia centenário, 13 de dezembro, realizado na terra natal do músico, Exu (PE), Gilberto Gil comentou: “Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções, dos estilos, o gosto pelo xote, xaxado”. 
Para Gil, no entanto, Dominguinhos soube trilhar um caminho próprio. “Dominguinhos foi além, em uma direção que Gonzaga não pôde, não teve tempo. Ele foi na direção do início de Gonzaga, o instrumentista, da época das boates do Mangue, no Rio de Janeiro, quando ele tocava tango, choro, polca, foxtrot, tocava tudo, repertório internacional, tudo na sanfona. ”


UM PEDIDO, UMA SUGESTÃO.

          Está se aproximando o aniversário da cidade e não sabemos quais as atrações para a comemoração. Aproveito esse blog para fazer uma sugestão e um pedido aos responsáveis pela Cultura em Diamantino.
       A Orquestra Sinfônica do estado de Mato Grosso está se apresentando gratuitamente em várias cidades do estado, juntamente com o cantor e compositor Pescuma. Porque não entrar em contato com os responsáveis pelas apresentações e convidá-los para se apresentarem aqui  no aniversário da cidade. É uma oportunidade única para que assistamos todos o encontro do erudito com o popular. Dizer que o povo não gosta, com todo respeito é ignorância. Ninguém pode gostar ou não de algo que não conhece.
         Não sei a quem me dirigir na secretaria de Educação e Cultura, mas com certeza deve ter alguém responsável nessa área. Ai está minha sugestão e meu pedido.



UM ABRAÇO.  

PROFESSOR FUMAÇA GENRO

sábado, 20 de julho de 2013

É HOJE!

É HOJE NA RÁDIO PARECIS  690 AM A  VOLTA DO PROGRAMA "MÚSICA PURA" COM O PROFESSOR FUMAÇA GENRO,  AGORA NA WEB NO SEGUINTE ENDEREÇO:

http://www.radioparecis690am.com.br/     


TODOS OS SÁBADOS

  HORÁRIO DAS 17:00 ÀS 19:00

 PEÇO A TODOS AOS AMIGOS PARA PARTICIPAREM COM CRÍTICAS E SUGESTÕES E AOS INIMIGOS  TAMBÉM, OUVINDO QUE MAL TÊM.




  OBRIGADO DESDE JÁ A TODOS .

quinta-feira, 18 de julho de 2013

LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO É GÊNIO. LEIAM E SE DIVIRTAM COM ESSA PRECIOSIDADE.

18 de julho de 2013 | RETIRADO JORNAL ZERO HORA
L. F. VERISSIMO
·         O que significa orégano
Você eu não sei, mas eu estou preocupadíssimo com a revelação de que os americanos têm monitorado tudo que é dito e escrito no Brasil nos últimos anos. Ouvem nossos telefonemas, lêem nossos e-mails e provavelmente examinem o nosso lixo, atrás de indícios da nossa periculosidade. O que me preocupa é que esta informação, depois de coletada e classificada, seja analisada talvez pelas mesmas pessoas que nunca duvidaram que o Saddam Hussein tivesse armas de destruição em massa e nunca estranharam que os sequestradores daqueles aviões que derrubaram as torres, no onze de nove, não se interessassem pelas aulas de aterrissagem nos seus cursos de aviação. Quer dizer, que garantia nós temos de que não se enganarão de novo, e verão ameaças à segurança americana nas nossas comunicações mais inocentes? Um simples telefonema entre namorados (“desliga você”, “não, desliga você”) pode ser interpretado como parte de um plano para sabotar centrais elétricas. Um pedido para troca de bujão de gás, uma evidente referência cifrada à explosão da Casa Branca. O fato é que tenho tentado recapitular todos os meus telefonemas e e-mails nos últimos anos, com medo de que um deles, mal interpretado, acabe provocando minha aniquilação por um drone.

Ou então me vejo chegando aos Estados Unidos, sendo barrado por um agente da imigração e levado para uma sala sem janelas, onde sou cercado por outros agentes, provavelmente da CIA, que me pedem explicações sobre um telefonema, obviamente em código, que fiz antes de viajar. Reconheço minha voz na gravação.

– O que quer dizer “à calabresa”, Mr. Verissimo? – pergunta um dos agentes.

Estou confuso. Não consigo pensar. Calabresa, calabresa...

– Alguma referência à máfia? Uma ligação da organização terrorista à qual o senhor evidentemente pertence, como a camorra, visando a um atentado aqui nos Estados Unidos? O senhor veio se encontrar com a máfia americana para acertar os detalhes do complô. É isso, Mr. Verissimo?

– Não, não. Eu...

– Notamos que, mais de uma vez na gravação, o senhor diz “sem orégano, sem orégano”. Deduzimos que há uma divergência dentro do complô entre vocês e a máfia, uns a favor de se usar “orégano” no atentado, outros contra. O que, exatamente, significa “orégano”?

Finalmente, me dou conta.

– Orégano significa orégano. Eu estava pedindo uma...


quarta-feira, 17 de julho de 2013

A BURRA TRADIÇÃO DE TORCER PELO DESASTRE DOS OUTROS PARA PODER SE DAR BEM!

          Já fazem alguns anos que não sou filiado a partido político nenhum. Portanto tenho certa independência para falar o que pretendo. É óbvio que tenho minhas opiniões calcadas nas minhas leituras e em minhas experiências pessoais e em outras experiências que adquiri ao longo dos meus 62 anos. Não sou isento, não sou anjo, mas tenho minhas opiniões e as defendo até que me provem o contrário. Não sei se evolui muito em minha vida, mas com certeza melhorei como ser humano em algumas coisas para mim extremamente importantes. As razões para minhas mudanças são muitas, mas cito quatro delas que me são de uma importância arrebatadora e única. As 4 se chamam Ana Carolina, Pedro, Joana e Beatriz meus netos amados, que fizeram com que eu tivesse uma visão muito mais feliz da vida, uma visão em que o amor é mais importante que o ter por ter. Eles me ensinaram a sorrir mais facilmente, a não exigir tanto dos outros, a amar com mais força que odiar. Eles me enchem a paciência às vezes? Com certeza. Perco a paciência? Seguidamente? Mas seus sorrisos, seus olhos, a sua ingenuidade quase que total (A TV não deixa ser total), me faz logo logo abraçá-los e amá-los cada vez mais. Sabendo que esse amor é retribuído sem exigência de qualquer troca. Bem vou parando por aqui com essa rasgação de seda, para voltar ao assunto que realmente eu gostaria de falar.
            
          A burra tradição da nossa política e porque não dizer nossas pessoalmente de torcer para que as coisas deem errado para os outros para que possamos levar vantagens. Está na cara, e só não vêm quem não quer ou tem também interesse, que o errado dê certo. Estou falando da força que certos grupos fazem para que a política econômica de errado e que influencie nas eleições do ano vem. Esses grupos estão pouco ligando se a população vai ou não perder. O que querem é ser dar bem. Isso já aconteceu em épocas passadas e vem se repetindo a cada eleição, seja ela em que nível for municipal, estadual e federal e se existisse espacial lá estariam eles também. O fato de já ter sido feito não alivia em nada essas pessoas pelo contrário só os coloca no mesmo patamar espúrio que todos parecem estar.
            
           Em minha opinião isso mostra claramente o caráter do ser humano, torcer para que rale (quase escrevo outra palavra) para ele se dar bem. Somos realmente o vírus que pode destruir o mundo com a nossa maldade e nossa absoluta falta de senso de solidariedade, nosso desamor. Mesmo com tudo isso acredito no ser humano, acredito que se tivermos Deus ou qualquer coisa em você acredite no coração podemos ser melhores. Apenas precisamos um pouco de humildade (pouco nada) e de muito amor ou que nomes queiram dar a esse sentimento.



UM ABRAÇO


PROFESSOR FUMAÇA GENRO

segunda-feira, 15 de julho de 2013

NÃO INTERESSA!


            Não sou nenhuma autoridade religiosa, longe disto, mas tenho minha opinião sobre a vinda do Papa ao Brasil e a Jornada Mundial da Juventude 2013.
            
             Então o que não interessa? Não interessa que eu discorde de muitas coisas da Igreja Católica, de seus dogmas e outras coisas, mesmo que eu seja católico, aliás, católico apostólico romano relaxado, mas católico.
           
           E o que interessa? Interessa mesmo as pessoas que não são católicas respeitem quem é. Quem não acredita em Deus, respeite quem acredite. Interessa que todos respeitem as crenças e as descrenças (existe essa palavra?) de outros. Não esquecendo nunca que Deus não é propriedade de nenhuma religião, mesmo que algumas pensem que é.
           
             Interessa sim o respeito à diversidade religiosa e a qualquer outro tipo de diversidade. Interessa o respeito ao ser humano em todas as questões de nossas vidas. Interessa que lutemos por aquilo que acreditamos, respeitando as lutas dos outros. Interessa que a vida seja respeitada acima de tudo.
            
          Quanto a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro sou daqueles que pensam ser melhor, muito melhor o jovem acreditarem em algo, nesse caso em Deus do que acreditarem na loucura das drogas, no poder sem limites do dinheiro, no jeitinho para tudo, na vida desregrada. Enfim estando com Deus (em qualquer religião), estarão com certeza muito, mas muito melhor mesmo.
            
           Desejo a todos que estiverem no Rio sejam felizes em concretizarem seus sonhos e que voltem para seu país, seu estado e seu município muito melhores do que quando foram. Voltem com Deus no coração. Voltem mais tolerantes, mais amorosos, mais respeitosos com os que consideram diferentes. Jesus foi crucificado por ser considerado diferente, não se esqueçam desse pequeno e fantástico detalhe.



UM ABRAÇO



PROFESSOR FUMAÇA GENRO

domingo, 14 de julho de 2013

PASSARAM UM BRANQUEADOR NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL NO BRASIL!A

         Com essa história de estádio padrão FIFA a minha impressão é que passaram um branqueador em nossos estádios. E não me venham com a história de preconceito. Falo que afastaram os pobres do estádio. Afastaram o povo do futebol. O preço dos ingressos, o transporte para os estádios, os preços abusivos praticados nos bares dos estádios. Tudo isso está afastando aqueles que carregaram até hoje o nosso amado esporte bretão.
           
            Não sou contra o conforto nos estádio, até porque sou burro, mas não tanto como alguns podem pensar. O eu penso é que poderiam reservar lugares com preços mais baratos. Quando falo em locais com preço mais acessíveis falo de lugares dignos e não de esconder, de tratar mal, mas de investir em uma fatia da população que merece como qualquer outra ter seu lazer.
            
                Para termos a idéia da bestialidade de algumas mentes, um gênio lançou uma idéia de que no novo Maracanã fosse proibido torcer de pé e sem camisa. Uma mula dessas precisa é ser internado. Depois se redime dizendo que falou em mudar o comportamento chegando a um padrão europeu. O idiota de plantão deveria ser obrigado a assistir um jogo no Rio de Janeiro, com a temperatura entre 35 40 graus, de camisa e sentadinho sem um gritinho, sem vibrar como um robô. Tem cada idiotice que deveria de figurar em um livro do Sergio Porto (Stanislau Ponte Pedra) “Festival de Besteira que assola o país”, uma pena que escritor fantástico já morreu, ele iria vibrar com tamanha besteira, aliás, ultimamente não faltaria história para esse cara genial colocar em suas crônicas.
             
              Outra enorme besteira é essa história de colocarem o nome de arena, que me remete a Aliança Renovadora Nacional de tão triste memória na história desse país. E ainda tem a arena em que os romanos colocavam os cristãos para serem mortos pelos leões. Ou seja, é uma idéia digamos no mínimo idiota.
           
             Meus parabéns a APAE de Diamantino pelo pela realização do VII  Festival  Estadual NOSSA ARTE. Tenho uma imensa admiração pelas pessoas que trabalham com quem tem necessidades especiais. É necessário muita dedicação e amor ao trabalho. Mesmo não estando na cidade sei que foi um sucesso e mais uma vez do meu parabéns a todos que de um  maneira ou outra colaboraram para que tudo desse certo como deu.



UM ABRAÇO
PROFESSOR FUMAÇA GENRO



sexta-feira, 12 de julho de 2013

ESPETACULAR, MARAVILHOSO E TUDO MAIS!

         
            Ver a rede Boblo presente nas manifestações pelo país é de chorar de emoção. Uma rede de TV da importância desta, que sempre esteve junto ao povo em suas manifestações é algo que faz a gente se orgulhar de ter uma TV que realmente se importa com as reivindicações do povo.
            Em outros tempos ela a Boblo foi extremamente importante na democracia brasileira. Querem ver.

- participou ativamente da campanha das DIRETAS JÁ. Tem até um fato espetacular do povo na Praça da Sé em São Paulo gritando “O POVO NÃO É BOBO ESTAMOS COM A BOBLO”.

- ela a rede descobriu os marajás e os denunciou e ajudou a eleger o caçador de Marajás, teve até um Boblo Repórter sobre esse assunto. Depois ela viu que o caçador deveria ser caçado e ai mudou demoicraticamente sua opinião.

- ela a Boblo foi a primeira a denunciar a manipulação do debate entre o caçador de marajás e o sapo barbudo.
- ela Boblo criada na época do golpe de 64 lutou duramente contra a ditadura participando da luta armada, da luta pela liberdade de expressão e outras bobagens da democracia.

- ela Boblo jamais se misturou coma CBF de Havelange, Ricardo Teixeira e agora Marin, pois essas pessoas são do mal e ela do bem.

- na questão cultural ela é extremamente importante para o desenvolvimento desta. O maravilhoso e cultural programa Big Bother que trás pessoas da mais alta estirpe cultural e que discute temas que mudem a nossa nação foi um marco para o nosso desenvolvimento como país.

- Nesses últimos movimentos ela foi maravilhosa sem jamais manipular a verdade, pois jamais ficou de um lado ou de outro politicamente falando. Nas últimas eleições ela de primeira descobriu que a candidata das elites a tal Ilma Nhuefe tinha sido atingida por uma bolinha de papel e não uma granada como quis se fazendo passar por vítima.

- em outras eleições e movimentos esteve sempre, mas sempre mesmo ao lado do povo, pelo povo e para o povo.

            Podíamos ficar horas e horas mostrando o que essa fantástica rede a Boblo fez pelo país, mas é melhor só uma amostra. Podem pensar que estou pleiteando uma vaga de galão na próxima novela das 8 e eu não quero constranger aqueles que montam o elenco com a minha figura presente em suas cabeças. Criando um dilema para eles.É o Cauã Reymond ou ele, Du Moscovi ou ele. Assim me resumo a minha insignificância e deixou na consciência dos formadores de elenco a escolha, mesmo sabendo que eu.......

UM ABRAÇO

PROFESSOR FUMAÇA GENRO

quarta-feira, 3 de julho de 2013

VAMOS PRESTAR MUITA ATENÇÃO. ESTÃO NOS VENDENDO ALGO MENTIROSO.

NÃO CONSIGO Banda Impacto

SEM POLÍTICA, SEM MANIA DE PERSEGUIÇÃO. É UMA CONSTATAÇÃO!

           Minha neta Beatriz estuda na Escola Dona Nhá Nhá e é maravilhosamente muito bem tratada. Os profissionais que lá trabalham são espetaculares na sua dedicação as crianças. A Beatriz adora ir à escola o que mostra muito bem a maneira com que ela e todas as outras crianças são recebidas.
            
            Trabalhar com crianças na idade da minha neta, um pouco mais ou um pouco menos é algo que exige muito dos profissionais. Eu que trabalhei na Educação durante 33 maravilhosos anos seria absolutamente incapaz de um trabalho nessa faixa etária, e ai está minha admiração pelos profissionais que atuam nessa área.
          Tudo muito bom, tudo muito bom. Tudo muito bem. Mas... sempre existe um mas. Sábado na festa junina da Escola muito bem organizada, um senão me deixou intrigado. A luz quase que não existia. Foi à primeira festa junina da minha vida na penumbra. Procurei me informar e claro fiquei sabendo que não era tarefa da escola. E de quem seria? Era responsabilidade da prefeitura? Se for, porque não fez o que tinha de ser feito (se estou enganado, por favor, me desculpem). Houve outros fatos, mas como não tenho como provar, não os citarei. Só espero que os responsáveis ao invés de ficarem brabos que exerçam suas tarefas corretamente. Serei o primeiro aplaudir e elogiar.
           
             Aproveito esse espaço para agradecer a todos os profissionais da Escola Dona Nhá Nhá pela maneira profissional sem deixar de serem muitos carinhosos com a Beatriz. Já dizia meu pai seu Rene. Quem trata com amor as pessoas que amo meu coração aquece (adaptado).




UM ABRAÇO

PROFº FUMAÇA GENRO

segunda-feira, 1 de julho de 2013

MARAVILHOSO, ESPETACULAR! MAS NÃO MUDO NADA


            Antes de qualquer coisa quero dizer que não mudo nada do que falei sobre a questão da pátria de chuteiras. Quanto a isso para mim nada mudou.
            
            Futebolisticamente foi maravilhoso ver uma equipe de futebol dedicada, interessada e com muita garra. E uma torcida que apoiou do inicio ao fim. O hino cantado a capela depois que a FIFA toca só a metade é de arrepiar.
            
             Foi muito bom ver um Hulk que eu mesmo penso não dever estar na seleção correndo, marcando, chutando, ajudando a defesa, um Fred espetacular e o centro avante que todo o time gostaria de ter (um abraço ao Dr. Paulo Siqueira), um Neymar exuberante, magnífico deixando aqueles que diziam não ser ele jogador da seleção sem assunto e envergonhado, um Paulinho que  não avançou tanto em benefício da equipe e um Luiz Gustavo fantástico no desarme, um Oscar que voltou a ser o velho Oscar (que saudade), um Daniel Alves que  fala besteira quando abre a boca, mas que mesmo não subindo foi muito bem na defesa, um Thiago Silva que se recuperou da besteira do outro jogo9, um Davi Luiz espetacular, um Marcelo excelente no apoio e para mim o nome do jogo, Júlio Cesar que se recupera de uma copar passada em que falhou como se nós todos não falhássemos em algum momento de nossas vidas. Um Felipão que surpreendentemente pelo menos para mim foi muito bem, mas muito mesmo taticamente. Mas o mais importante foi que começamos a ter um esboço de equipe, não de time, mas de equipe. Estamos indo pelo jeito no caminho certo.




UM ABRAÇO.

PROFº FUMAÇA GENRO.