quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

JA PENSARAM MEUS COLEGAS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SE ESTE FATO ACONTECESSE COM A GENTE NESTE AMADO PAÍS?Professor indiano descobre R$ 17 bi em sua conta bancária-G1


Um professor indiano se surpreendeu ao checar seu extrato bancário na internet e descobrir o equivalente a mais de R$ 17 bilhões em sua conta.
Como esperava que seu saldo fosse de cerca de R$ 350, Parijat Saha não conseguiu acreditar no valor mostrado na tela.
Um extrato retirado de um caixa eletrônico comprovou que o professor estava mesmo bilionário.
'Liguei para um amigo que trabalha no banco e brinquei: 'talvez esteja sobrando dinheiro no seu banco, por isso o seu sistema está depositando um valor tão alto na minha conta'', disse Saha à BBC.
Fontes no banco dizem, no entanto, que os bilhões estavam bloqueados e que Saha não teria conseguido sacar o dinheiro, se tivesse tentado.
                                       
                                                       Orçamento
O salário mensal de Saha como professor escolar no Estado de Bengala Ocidental é de 35 mil rúpias (R$ 1,2 mil), mas seu saldo de R$ 17 bilhões está mais próximo do orçamento anual de educação da Índia, que é de R$ 20 bilhões.
Mesmo após ser avisado sobre o ocorrido, o Banco Estatal da Índia (State Bank of India, SBI) se recusou a explicar o que aconteceu.
As sedes do SBI em Calcutá e Mumbai foram alertadas e fontes no banco dizem que funcionários estão tentando descobrir os detalhes do engano.
'Apesar de eu ter conseguido retirar meu dinheiro, a conta ainda tem bilhões como valor bloqueado. Não sei por quanto tempo vou ter esse valor astronômico no meu extrato', disse o professor.


Banco se recusou a explicar o episódio; dinheiro continua na conta, mas não pode ser retirado.19/01/2012 07h42

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Matrículas nas escolas estaduais de Mato Grosso começam segunda-feira-G1-MT

Serão abertas 450 mil vagas nas 727 escolas espalhadas pelo estado.
Escolas tradicionais são as mais procuradas pelos pais.


          As matrículas nas escolas estaduais de Mato Grosso começam nesta segunda-feira (16). De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), são 727 unidades escolares disponibilizando vagas para estudantes. Para 2012, o órgão prevê um aumento de 5% no número de alunos matriculados.
No ano passado, informou a secretaria, as escolas estaduais contaram com pelo menos 450 mil alunos. A Superintendência de Gestão Escolar da Seduc explicou que juntas todas as unidades escolares do estado têm vagas para os estudantes, porém nem sempre a vaga será na escola de preferência dos pais. Por isso, em Cuiabá, muitos pais estão acampados há dias na frente das escolas para garantirem as matrículas dos filhos.
          Conforme a Seduc, a fila só ocorre porque todos os anos a população procura as escolas mais centralizadas e tradicionais de Cuiabá. No entanto, segundo a superintendente de Gestão Escolar, Catarina Cortez, é importante que os pais e os alunos priorizem as escolas localizadas nas proximidades das próprias residências. Só em último caso os pais devem procurar vagas longe dos bairros.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Sopa: o futuro da internet no projeto de lei dos EUA

A equipe do Superdownloads explica o pacote de leis contra a pirataria que pode mudar de vez a forma como navegamos na internet
Por André Felipe de Medeiros em 09/Jan/2012
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Talvez, em um futuro não tão distante, Hollywood produza um filme sobre o dia em que as grandes empresas da internet organizaram um "blecaute" na rede, deixando os usuários sem os serviços do Google, Facebook e Twitter, entre outros. Dá pra imaginar esse enredo como uma ficção-científica, ou - para alguns - um filme de terror, mas é mais provável vermos essa história em um documentário, no qual a própria Hollywood poderá ser vista como uma das vilãs.
É que essas três marcas, assim como Yahoo, Mozilla, PayPal, Wikipedia e tantas outras, planejam suspender seus serviços por um dia para protestar contra a Stop Online Piracy Act (Lei de Combate à Pirataria Online), mais conhecida por sua abreviação Sopa, amplamente apoiada por diversos conglomerados de comunicação e entretenimento.
À primeira vista, essa medida pode parecer um pouco drástica, mas foi descrita como apenas "a ponta do iceberg" na resposta que esse grupo de empresas à Sopa. Segundo a Fox News, essa afirmação é de Markham Erickson, o diretor executivo da NetCoalition - a tal "liga" contra a proposta de lei que pretende desencorajar de uma vez por todas o tráfego ilegal de material protegido por direitos autorais na web.

Os protestos contra o projeto surgem rapidamente, mas há também a urgência de se resolver o problema da indústria de entretenimento, que atinge um número cada vez maior de consumidores ao redor do globo. Em alguns casos a questão não é apenas a renda que as empresas não estão recebendo com seus produtos, mas elas estarem perdendo dinheiro ao alimentar um mercado frequentemente atacado pelos tais piratas.
O que é a Sopa?


A proposta da Lei de Combate à Pirataria Online é mais fácil de ser entendida do que parece. Basicamente, ela permite uma ação mais ampla das autoridades para lidar com os sites que compartilham conteúdo protegido por direitos autorais, seja ele para download ou mesmo streaming. As medidas de punição para os infratores incluem impedir serviços de anunciantes (como o Google AdSense) e de facilitadores de pagamento (como o PayPal) no domínio, banir o site dos serviços de busca e até mesmo bloquear os acessos àquela url.

A medida autorizaria também que os detentores dos direitos de uma obra contatem diretamente as empresas de busca e de anúncios com uma alegação por escrito de que aquele site estaria infringindo a lei e, assim, ter esses serviços interrompidos no domínio. Aí, se isso não acontecesse, os detentores poderiam abrir um processo legal, sempre com a possibilidade de bloqueio no acesso, independentemente do tamanho do site (porque isso valeria tanto para um blog quanto para a Amazon ou Tumblr) e ainda que apenas uma pequena parte dele não esteja de acordo com a lei.
Em outras palavras: tolerância zero, mesmo.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

GOSTO E AQUILO CADA UM TEM O SEU!

             Algumas coisas importantes moldaram meu gosto pela música, pela literatura enfim por coisas que marcaram minha vida.
            Sempre fui um apaixonado pelo rádio que aprendia escutar nas rádios Tupi de São Paulo, na Bandeirante (SP), Globo (RJ), Farroupilha (RS), Guaíba (RS), Gaúcha (RS) e algumas poucas vezes, na rádio Nacional da Amazônia muito na rádio El Mundo de Buenos Aires. O que todas têm de comum é o fato de serem rádios AM, as FM não existiam e quando existia eu não tinha acesso.
            Esse convívio me fez moldar meu gosto musical através da Jovem Guarda (Roberto e Erasmo), da Bossa Nova (João Gilberto, Nara Leão, João Donato0, dos festivais da Record (Taiguara, Ivan Lins), das maravilhosas músicas italiana (Rita Pavone, Sergio Endrigo, Domenico Modugno, Pepino de Capri) da francesa (Alan Barrié, Herv Villar, Fraçois Ardy, Edith Piaf), da música americana de Frank Sinatra, Tony Benett, Elvis, do jazz americano, da maravilhosa música inglesa de David Clark Five, Jefferson Airplane, da maravilha chama Rolling Stones e da maior banda de todos os tempos chamados The Beatles inicialmente com suas letras simples ingênuas e logo depois com uma qualidade inigualável seja de música e de letra.
            Depois de certo tempo aprendi a gostar do que se convencionou chamar de MPB Chico, Gil, Caetano, Gal,Edu Lobo, Bethânia, MPB4, Quarteto em Cy, a divina Elis Regina Carvalho da Costa, do samba de Clara Nunes e Beth Carvalho, do esplêndido Paulinho da Viola, Martinho da Vila, da Velha Guarda da Portela e da Mangueira, da Leci Brandão, do rock nacional dos Paralamas, Legião Urbana, dos Titãns, da espetacular Rita Lee e do Roberto de Carvalho, do Nenhum de Nós, do Ultraje a Rigor, depois do mestre da voz Tim Maia, do não menos espetacular Emílio Santiago. Mais recentemente, meu gosto foi moldado por Aline Calixto, Tháis Gulin, Thaís Macedo, Mônica Salmaso, Paula Santoro, Maricel Ióris, Lenine, Leila Pinheiro, Zizi Possi, Alcione, Ana Carolina (não tão recente), João Bosco, Zélia Ducan, Cássia Eller, Antonia Adnet, da minha musa de sempre Marisa Monte, do pessoal do Nordeste; Alceu Valença. Zé Ramalho, Elba Ramalho, do pessoal do clube da Esquina, Milton Nascimento, Beto e Lô Borges, Fernado Venturini, Tavito, Fernado Brant, do baião de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, da sanfona de Dominguinhos e Waldonys. Outros que moldaram musicalmente e que me lembro de agora; Pena Branca e Xavantinho, Cascatinha e Inhana, Renato Teixeira, Tonico e Tinoco, Almir Satter, o espetacular Rolando Boldrin. Muitos outros que imperdoavelmente esqueci ajudaram a ter gosto musical que tenho hoje.
            Outra coisa que me ajudou a ser o que é hoje sou, foi ver meu velho e amado pai o seu Rene lendo, lendo e lendo, comentando e me aconselhando no que devia ler, jamais impondo seu gosto. Iniciando-me através do Tesouro da Juventude, da obra de Júlio Verne, depois a maravilhosa Trilogia do tempo e o Vento e toda a obra de Érico Veríssimo, Jorge Amado e assim por diante, até chegar Luiz Fernado Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro, Mário Prata, Ruben Fonseca, Fernado Morais, Elio Gaspari, Nelson Motta. Logicamente que eu li (?) o Capital, não entendi nada, mas mentia que entendia para não passar por alienado, mais recentemente passei por uma fase de biografias; Elis, Erasmo, Roberto, Beatles, Rolling Stones, Clara Nunes, João Saldanha, Tim Maia, Che Guevara, Chatô, obviamente não nesta ordem.
            Com certeza absoluta faltou muita gente foi esquecida nessa minha digamos lista literária musical.
            Mas qual a razão dessa minha exibição cultural. É que não existe maneira de eu gostar de Latino, Kelly Ky, Alexandre Pires, Sandy, Rodriguinho, Michel Teló e de outros nesse estilo. Não faz parte da minha vida esse tipo de música. Respeito com certeza quem gosta porque cada pessoa gosta daquilo que quer. Esse é um princípio básico do respeito ao ser humano, da liberdade de expressão e da democracia. E também esse é a razão do título desse texto. GOSTO E AQUILO CADA UM TEM O SEU.

PROFº FUMAÇA GENRO
PROGRAMA MÚSICA PURA TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO PARECIS 690 AM A VOZ QUE VAI MAIS LONGE DAS 17:0O ÀS 19h00min

domingo, 8 de janeiro de 2012

2012


            Calma pessoal não vou falar do anunciado fim do mundo até porque se for terminar mesmo não iria adiantar absolutamente  nada comentar alguma coisa.
            O que vou falar são das eleições deste ano. Eleições municipais de prefeitos e vereadores. Cabe algumas observações sobre esse assunto, que eu gostaria de comentar com as pessoas que acessam o blog do MÚSICA PURA. Estas questões são:
- você lembra em quem votou?
- essa pessoa se elegeu?
- caso tenha sido eleita, correspondeu a sua expectativa?
- se não correspondeu. Ela vai tentar a reeleição?
- você irá votar novamente nela?

            Essas e outras questões se impõem para que não cometamos os mesmos erros da eleição passada. A democracia é isso. Temos  a chance de corrigir nossos erros.
            E os novos candidatos que se apresentam? Alguns nem tão novos assim. Merecem a nossa confiança? Onde e com quem estiveram nesses quatro anos?
            E aqueles     que trocaram de partido? Trocaram também suas concepções políticas? Ou só se aproveitaram de um momento?
            Tudo isso e muito mais é importante para definirmos nosso voto. Afinal daremos um cheque em branco para a pessoa usá-lo durante quatro anos.
            E aqueles que venderam o seu voto a troco de um emprego ou de qualquer outra coisa? Estão satisfeitos? Irão repetir a venda?Continuaram sendo partículas descartáveis. Como se sentem como prostitutos ou prostitutas da democracia? Sim é isso mesmo. Quem vende seu corpo é prostituta ou prostituto. Que vende seu voto é prostituto da democracia.
            Não me venham com falsa moral. Isso existe desde início do mundo e não somos nós que iremos condenar a profissão mais antiga do mundo. Que em minha opinião são mais honestas que os prostitutos e prostitutas da democracia.
            Nossa cidade precisa urgentemente de pessoas que queiram a cidade para todos e não para pequenos grupos. Precisamos de pessoas que amem estas cidades acima, muito acima de suas absurdas vaidades pessoais.
            Prestem atenção àqueles que nunca te olharam nos olhos, nunca te cumprimentaram que nunca se preocuparam em saber de tuas necessidades e que agora aparecem pra dar tapinha nas costas, sorrirem e te chamarem de companheiro. Companheiro um scambau, eles querem teu sagrado voto, querem teu sangue. São como vampiros que sugam a nós e a cidade e em nada retribuem. Só sugam e sugam, exaurindo nossas reservas.
            Espero no decorrer do ano voltar a esse assunto. Se tiverem alguma ideia, alguma coisa inclusive para me contrapor, sem problemas o blog está à disposição de todos. Nem cobramos que coloque seu verdadeiro nome. Mesmo que pensemos que a ética seja fundamental.
            Um abração a todos os parceiros.

PROFº FUMAÇA GENRO
PROGRAMA MÚSICA PUARA TODOS OS SÁBADOS DAS 17h00min ÀS 19h00min NA RÁDIO PARECIS 690 AM A VOZ QUE VAI MAIS LONGE. A VOZ QUE VAI AONDE MUITOS GOSTARÍAM DE IR.
           

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ESTE É O PRIMEIRO TEXTO DE 2012. CERTAMENTE TENHO MINHA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO, MAS DEIXO PARA VOCÊS AS CONCLUSÕES SOBRE O CONTEÚDO DO TEXTO.

Aprender ou passar no vestibular?
31 de dezembro de 2011 | 3h 04
Joca Levy, advogado, é pai de três adolescentes - O Estado de S.Paulo
Discute-se muito a baixa qualidade do ensino público, com efeitos sobre as classes de menor poder aquisitivo. Deveriam também causar aflição sérios tropeços das escolas privadas, inclusive as que obtêm as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esses problemas, que passam despercebidos pela maioria dos pais e educadores, afetam jovens das classes mais altas, supostos candidatos mais prováveis à elite intelectual do País.
Os pais precisam desde cedo decidir se o plano para seu filho é aprender ou passar no vestibular. É possível aprender e passar no vestibular, mas é limitada e frustrante a trajetória intelectual da criança cujos pais estabelecem como meta o vestibular, não o aprendizado.
As escolas chamadas "convencionais" parecem ter por objetivo boas notas no Enem e no vestibular, não propriamente o aprendizado. Há crescente pressão dos pais nesse sentido. Não percebem que educação voltada para a competição e o vestibular é, acima de tudo, desinteressante para a criança. E sem interesse não há aprendizado.
A educação voltada para o vestibular busca prioritariamente habilitar o profissional a competir dentro de padrões estabelecidos por uma conveniência de massificação. Talentosos e ignorantes são, juntos, conduzidos como gado para uma mesma faixa de referência na vizinhança da média.
Os mais inteligentes (não necessariamente os mais bem treinados para tirar notas) não têm oportunidade de seguir seus processos próprios de exploração, retenção e desenvolvimento intelectual. São forçados a seguir método desenhado com requisitos mínimos para a compreensão dos medíocres.
A ideia de permitir que desponte uma elite intelectual sofre resistência, silenciosamente. Por séculos de tradição aristocrática, a elite, ainda que tivesse maior oportunidade de desenvolvimento intelectual, dominou pelos sobrenomes, não por méritos pessoais. A democracia trouxe o desprezo pela elite e a noção irrefletida de que todos devem ser iguais. Grande erro! Todos não devem ser iguais, mas devem, sim, ter iguais oportunidades de desenvolvimento de suas habilidades. E os mais talentosos devem ser estimulados e prestigiados.
Cada pai deve empenhar-se em livrar os filhos da cultura da comparação, que os aprisiona na mediocridade, e habilitá-los a usufruir plenamente seus talentos, tendo por referência apenas a excelência, não a concorrência.
O jovem deve, sim, ter disciplina, mas não aprender por disciplina. Equívoco corriqueiro é estabelecer que aprender e tirar boas notas são obrigações da criança. Só se aprende por interesse. Para uma criança, as obrigações são chatas e desinteressantes. Toda criança sadia, minimamente bem educada e com ambiente emocional estimulante é capaz de aprender. Basta que o aprendizado seja interessante. Se lhe for apresentado como obrigação, contudo, o melhor que uma criança disciplinada fará é decorar, o que ajuda a tirar notas e passar no vestibular, mas não a integrar o conhecimento ao processo mental, ou seja, aprender.
Notas não avaliam a criança, mas a capacidade de ensinar e de disciplinar das escolas e dos pais, que, portanto, exigem boas notas em benefício de sua própria imagem na sociedade, não em benefício da criança. Boas notas não preparam a criança para uma vida de realizações.
O típico adulto moderno dá prioridade ao cultivo de seu próprio sucesso, numa rotina, no mais das vezes, intelectualmente improdutiva. Mais fácil é não se envolver na formação intelectual dos filhos, não ler para eles sobre a História do homem, não explicar por que a Terra é redonda, o que são as estrelas, a origem da vida, a evolução e as diferenças das espécies, não ensinar a brincar com números (no lugar de videogames, que mantêm a criança abobalhada), não despertar logo cedo o interesse pelo conhecimento, a curiosidade pelas coisas da natureza.
Mais conveniente é terceirizar por completo a educação, entregar as crianças à escola e esperar que voltem com um diploma, que não diz que o filho se tornou uma pessoa instruída, mas apenas que os pais cumpriram o seu dever segundo a convenção dos nossos tempos. Para o filho pouco serve aquele canudo, senão, talvez, para arrumar um emprego. Para o pai o diploma do filho é uma sentença absolutória da negligência intelectual a que abandonou a cria.
Formam-se legiões de burros, rasos, ignorantes, imaturos com diplomas (muitos com boas notas!). Pessoas destituídas da oportunidade de desenvolver seus talentos individuais. Enlatadas, padronizadas, comoditizadas. Dirão os pais que bem preparadas para competir no mundo moderno, mas, na verdade, aleijadas de suas competências subjetivas e jogadas para competir na mediocridade a que foram rebaixadas.
Não é à toa que no curso da educação moderna pessoas brilhantes - de Winston Churchill, Albert Einstein e Warren Buffett a Bill Gates e Steve Jobs - em algum momento se desgarraram da educação convencional ou a deixaram ter influência secundária em sua formação intelectual. São pessoas que se recusaram a entrar na competição e se desenvolveram muito acima dela.
"Aprendizagem que privilegia apenas o intelecto dificilmente atinge o ser humano completo. O melhor exemplo disso são as informações formatadas exclusivamente para o vestibular. É um rio que passa na vida do vestibulando e que deságua no oceano do esquecimento… Quando a gente aprende algo e dele não se esquece nunca mais, é porque o coração e a alma também foram tocados… Quando o conhecimento é elaborado no intelecto, passa pelo sentimento e determina uma vontade, aí, sim, ele não desgruda mais da gente."
Helena Trevisan