segunda-feira, 2 de setembro de 2013

BOLEBOLENSE OU SARAMANDISTA?

         A semana encerrou com a Globo lançando um editorial falando que foi um erro seu, apoiar o golpe de 64. Em minha opinião um arrependimento absolutamente tardio.
            Ontem no Fantástico assisti a uma reportagem no mínimo surrealista. Essa reportagem falava da espionagem americana através das novas mídias em vários países, entre eles o Brasil. Porque surreal? A Globo é filha do golpe de 64, filhote da ditadura. Golpe e ditadura que os EEUU apoiaram e mais deram todo o apoio logístico e financeiro. Essa espionagem não é de agora, vem de muitos e muitos anos. Qual a razão do espanto. Agora usando toda a, força da tecnologia eles os EEUU se antecipam nas grandes cúpulas sejam comerciais ou políticas. Se eu for negociar com alguém e souber o que esse alguém pensa, quais as fraquezas desse alguém é óbvio que levo uma imensa vantagem e é isso que sempre fizeram só que agora com avançada tecnologia. O Obama vai discutir com, chefes de outros países sabendo antecipadamente o que esses mandatários pensam e quais suas fraquezas. E antes que algum baba ovo de americano pensem, eles fazem isso por serem mais inteligentes, mais avançados e estão certos. Errado, é falta de ética, é desonesto. Mesmo sendo negócio é de uma desonestidade incrível. Não deixemos que o nosso complexo de vira lata nos impeça de pensar.
            E o que quer a Globo fazendo uma reportagem desse teor? Em minha opinião passar de boazinha, dar uma de defensora da pátria. Minha pergunta é e em outros terríveis momentos onde ela esteve e o que vai fazer. Vou citar alguns.
            Será que ela Globo vai fazer um a reportagem para falar do terror, das mortes causadas pela operação Condor? Para quem não sabe  essa operação aconteceu aqui na nossa América do Su,l usando uma das nossas maiores paixões o futebol. Aqui uma pequena interrupção. A ESPN canal de TV fechada fez um belíssimo, corajoso, comovente e importante documentário chamado “ANOS DE CHUMBO” que deveria ser apresentado nas nossas escolas. Voltando a operação CONDOR, ela torturou, desagregou e assassinou inúmeras pessoas, homens e mulheres que lutavam pela liberdade no Brasil, na Argentina, no Uruguai, no Chile usando o futebol como cortina para esconder tudo de ruim que acontecia. A Copa do mundo da Argentina é um exemplo claríssimo desse fato. A exploração pelo golpe de 64 do campeonato do mundo de 70 que o Brasil ganhou é outro exemplo. Será que a Globo irá contar tudo nos mínimos detalhes?
            Outro exemplo de encobrimento da verdade e fatos que ocorriam no Brasil. O magnífico movimento das DIRETAS JÁ. Ela ignorou solenemente esse fato. Em um comício em São Paulo na Praça da Sé um coro dizia O POVO NÃO É BOBO ABAIXO A REDE GLOBO. Precisa dizer mais alguma coisa.
            Vocês podem estar pensando. Esse cara não assisti a Globo. Claro que assisto. A questão não é essa. Não discuto a qualidade dos produtos que ela constrói. Minha discordância está na manipulação da verdade, na glorificação da mentira, na manipulação da política. Minha indignação está no fato de ela querer um pensamento único, linear, um pensamento só, e que discordem sejam inimigos da pátria. É ai que está minha discordância. A variedade de idéias e pensamentos, o respeito aqueles que pensam diferente é fundamental para um regime como a democracia. E para aqueles idiotas que defendem a volta do terror, da ditadura, da falta de liberdade, um pequeno lembrete. Se não fossem aquelas pessoas que morreram para possamos hoje inclusive idiotamente pedir a volta da ditadura, nós simples mortais não poderíamos estar nos botecos da vida falando nada absolutamente nada, pois estaríamos presos, seríamos torturados pelo simples fato de pensarmos diferente.
            Existem aqueles que sem conhecerem um mínimo da história dizerem que na época da ditadura não havia corrupção. Quanta inocência. Leiam sobre a construção da Transamazônica, da construção da Ponte Rio Niterói e terão uma pequena parcela do que realmente foi feito. E também que ninguém era louco de acusar um corrupto naquela época.
            A Globo bem que poderia usar sua potência para contar sobre algumas epidemias que ocorreram no Brasil na época e que os meios de comunicação(?) não noticiavam.  Pessoal é necessário saber pelo menos um pouco história do nosso pais para sair defendendo o indefensável.
Como penso que já falei muito vou encerrar com uma pergunta.
A Rede Globo seria BOLEBOLENSE OU SARAMANDISTA. Eu mesmo respondo. Com certeza seria BOLEBOLENSE. Ser SARAMANDISTA é muita liberdade,  até para ela Globo seria demais.
VIVA OS SARAMANDISTAS DO NOSSO PAIS.


UM ABRAÇO.
PROFESSOR FUMAÇA GENRO          


Nenhum comentário:

Postar um comentário