segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

TALVEZ NÃO SEJA. MAS...


            Pensei bastante antes de colocar este texto no face e no meu blog porque o assunto é meio pesado para a época do ano. Mas por esse mesmo motivo resolvi publicar.
            Estou falando do ódio que campeia nas redes sociais como Facebook, blog e afins, não falo do Twitter por que não tenho, mas deve ser mais ou menos a mesma coisa. O ódio na sua mais pura expressão, ódio em estado latente aliado a covardia, a ignorância, a prepotência, a violência, a raiva e a todos os sentimentos mais baixos que nos caracterizam como seres humanos (?).
            Esse ódio se intensifica se apresenta, se molda não só em um assunto, mas especialmente quando se fala de política. É algo desproporcional, algo às vezes tão absurdo, tão baixo que desqualifica a própria crítica e consegue desqualifica até mesmo o próprio sentimento, deixando as claras quanto à pessoa é vil e covarde em suas manifestações. Muitas vezes é anônimo, mas no face pelo menos pode-se ver quem é que escreve, mesmo sabendo que pode-se criar perfis falso o que é bastante comum. Acontece que sendo falsa ou verdadeira a crueldade, a prepotência, a covardia, o ódio, a violência está sempre presente. E essas pessoas não medem suas palavras podendo ser também na forma de um humor normalmente idiota e nada original, através de fotos e outros meios, mas sempre no mesmo diapasão.
            Surpreende-me, mas não muito, que muitas dessas pessoas têm até certa formação familiar, uma formação acadêmica, enfim não uns pobrezinhos, só de espírito. Validando uma tese pessoal de que faculdade não te dá caráter.
            Eu gostaria de ver essas pessoas em uma discussão olho no olho, em que elas não pudessem toda hora estar consultando o Dr. Google para saber conceitos, referendar dados, confirmar teorias enfim essas coisas que sempre é bom saber antes fazer afirmações que beiram ao ridículo de tão idiotas que são.
            Pensar diferente, ter idéias diferentes sobre assuntos diversos, ser contrariado por alguém em uma discussão seja no futebol, e ouros assuntos especialmente na política não pode nos tornar inimigos. Pode até não nos tornar amigos, mas inimigos.
            Tenho pessoas das minhas relações que pensam completamente diferente do que eu penso e as respeito e sou respeitado (pelo menos espero estar sendo). Ser diferente não te torna diferente. Parece uma contradição, mas não é. Podemos pensar diferente totalmente em matéria de futebol, mas podemos até torcer pelo mesmo time. Politicamente é diferente, mas podemos por idéias e planos diferentes querer o melhor para o nosso país, para o nosso povo. O que não acredito é alguém usar a política para seu crescimento pessoal e não coletivo.
Voltando ao ódio vigente me espanta pessoas que só tem um tipo de informação e tratam essa informação com a única e absoluta verdade. As notícias vinculadas na Globo passam a ser uma afirmação bíblica, o mesmo serve para a Veja e seus assemelhados. Tudo que essas instituições não podem nem devem ser contrariadas correndo-se o risco de sermos taxados de desinformadas. É verdade podemos ser chamado de alienados. Não gozação é isso mesmo. O Fantástico, por exemplo, passa a ser a verdade absoluta, seja em assuntos médicos, políticos, futebolísticos, astronáuticos ou qualquer outro que seja é a verdade pronta e acabada. Isso é de uma pequenez de raciocínio chegando ao Analfabeto Político de Bertolt Brerchet. Antes que pensem qualquer outra coisa digo que consulto sim o Dr. Google, mas não faço dele minha bíblia.
Talvez o Natal na magnitude da data, a passagem de ano (não acredito) possa dar a essas pessoas um tempo para que pensem melhor em suas atitudes covardes, mesquinha, e hipócritas e que sejam bastante corajosas para mudar não de idéias, mas de atitudes. Não tão burro como pensam para querer que todos pensem iguais a mim. É da diferença de idéias, de planos, de planejamento, de maneira de agir que nasce o caldo que fomenta nossa vida, que a torna rica e maravilhosa.
            O que quero? Quero ter minhas idéias respeitadas, meus pensamentos respeitados, minha vida respeitada, minha maneira de ser respeitada. Quero poder dizer o que penso sem precisar ofender, denegrir, machucar, ferir, menosprezar ninguém. Quero amar as pessoas independentes da cor da sua pele, de onde nasceram de sua condição social, de sua vida sexual, de como acreditam em Deus, Buda, Maomé, ou seja, lá a maneira que chamem esse ser superior que nos orienta para que sejamos seres humanos melhores. Quero amar a Deus não temer a Deus. Quero dizer aqueles que amo que meu amor é desinteressado, é simples, sincero. É só amor.

UM ABRAÇO A TODOS, DESEJANDO UM NATAL ABENÇOADO JUNTO COM AS PESSOAS QUE VOCÊS AMAM QUE NÓS AMAMOS QUE TODOS AMARAM. UM ANO NOVO EM QUE O ÓDIO VISCERAL SEJA SUBSTITUÍDO PELO AMOR VISCERAL, QUE A RAIVA SEJA TROCADA PELO CARINHO, A COVARDIA PELA CORAGEM E TUDO DE RUIM QUE POSSAMOS TER EM NOSSOS CORAÇÕES SEJA TOTALMENTE LAVADO PELO, PELO AMOR DE TODOS POR TODOS.
PROFESSOR FUMAÇA GENRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário