sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

GOSTO E AQUILO CADA UM TEM O SEU!

             Algumas coisas importantes moldaram meu gosto pela música, pela literatura enfim por coisas que marcaram minha vida.
            Sempre fui um apaixonado pelo rádio que aprendia escutar nas rádios Tupi de São Paulo, na Bandeirante (SP), Globo (RJ), Farroupilha (RS), Guaíba (RS), Gaúcha (RS) e algumas poucas vezes, na rádio Nacional da Amazônia muito na rádio El Mundo de Buenos Aires. O que todas têm de comum é o fato de serem rádios AM, as FM não existiam e quando existia eu não tinha acesso.
            Esse convívio me fez moldar meu gosto musical através da Jovem Guarda (Roberto e Erasmo), da Bossa Nova (João Gilberto, Nara Leão, João Donato0, dos festivais da Record (Taiguara, Ivan Lins), das maravilhosas músicas italiana (Rita Pavone, Sergio Endrigo, Domenico Modugno, Pepino de Capri) da francesa (Alan Barrié, Herv Villar, Fraçois Ardy, Edith Piaf), da música americana de Frank Sinatra, Tony Benett, Elvis, do jazz americano, da maravilhosa música inglesa de David Clark Five, Jefferson Airplane, da maravilha chama Rolling Stones e da maior banda de todos os tempos chamados The Beatles inicialmente com suas letras simples ingênuas e logo depois com uma qualidade inigualável seja de música e de letra.
            Depois de certo tempo aprendi a gostar do que se convencionou chamar de MPB Chico, Gil, Caetano, Gal,Edu Lobo, Bethânia, MPB4, Quarteto em Cy, a divina Elis Regina Carvalho da Costa, do samba de Clara Nunes e Beth Carvalho, do esplêndido Paulinho da Viola, Martinho da Vila, da Velha Guarda da Portela e da Mangueira, da Leci Brandão, do rock nacional dos Paralamas, Legião Urbana, dos Titãns, da espetacular Rita Lee e do Roberto de Carvalho, do Nenhum de Nós, do Ultraje a Rigor, depois do mestre da voz Tim Maia, do não menos espetacular Emílio Santiago. Mais recentemente, meu gosto foi moldado por Aline Calixto, Tháis Gulin, Thaís Macedo, Mônica Salmaso, Paula Santoro, Maricel Ióris, Lenine, Leila Pinheiro, Zizi Possi, Alcione, Ana Carolina (não tão recente), João Bosco, Zélia Ducan, Cássia Eller, Antonia Adnet, da minha musa de sempre Marisa Monte, do pessoal do Nordeste; Alceu Valença. Zé Ramalho, Elba Ramalho, do pessoal do clube da Esquina, Milton Nascimento, Beto e Lô Borges, Fernado Venturini, Tavito, Fernado Brant, do baião de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, da sanfona de Dominguinhos e Waldonys. Outros que moldaram musicalmente e que me lembro de agora; Pena Branca e Xavantinho, Cascatinha e Inhana, Renato Teixeira, Tonico e Tinoco, Almir Satter, o espetacular Rolando Boldrin. Muitos outros que imperdoavelmente esqueci ajudaram a ter gosto musical que tenho hoje.
            Outra coisa que me ajudou a ser o que é hoje sou, foi ver meu velho e amado pai o seu Rene lendo, lendo e lendo, comentando e me aconselhando no que devia ler, jamais impondo seu gosto. Iniciando-me através do Tesouro da Juventude, da obra de Júlio Verne, depois a maravilhosa Trilogia do tempo e o Vento e toda a obra de Érico Veríssimo, Jorge Amado e assim por diante, até chegar Luiz Fernado Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro, Mário Prata, Ruben Fonseca, Fernado Morais, Elio Gaspari, Nelson Motta. Logicamente que eu li (?) o Capital, não entendi nada, mas mentia que entendia para não passar por alienado, mais recentemente passei por uma fase de biografias; Elis, Erasmo, Roberto, Beatles, Rolling Stones, Clara Nunes, João Saldanha, Tim Maia, Che Guevara, Chatô, obviamente não nesta ordem.
            Com certeza absoluta faltou muita gente foi esquecida nessa minha digamos lista literária musical.
            Mas qual a razão dessa minha exibição cultural. É que não existe maneira de eu gostar de Latino, Kelly Ky, Alexandre Pires, Sandy, Rodriguinho, Michel Teló e de outros nesse estilo. Não faz parte da minha vida esse tipo de música. Respeito com certeza quem gosta porque cada pessoa gosta daquilo que quer. Esse é um princípio básico do respeito ao ser humano, da liberdade de expressão e da democracia. E também esse é a razão do título desse texto. GOSTO E AQUILO CADA UM TEM O SEU.

PROFº FUMAÇA GENRO
PROGRAMA MÚSICA PURA TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO PARECIS 690 AM A VOZ QUE VAI MAIS LONGE DAS 17:0O ÀS 19h00min

Nenhum comentário:

Postar um comentário