domingo, 13 de outubro de 2013

POR QUÊ?


Escutando Mariana Moraes no Sr. Brasil, um dos melhores programas musicais desse país, senão o melhor, cantando “Se todos fossem iguais a você” (Tom Jobin e Vinicius de Moraes). Eu me pergunto. Como essa música está desaparecida da dita grande mídia televisiva? Quando falo essa música, estou falando de Cartola, Pixinguinha, Ismael Silva, Dolores Duran, Herivelto Martins, Ari Barroso, Altamiro Carrilho, Heitor dos Prazeres, Dorival Caymmi e por ai vamos. É certo que deixei de citar muitos e muitos. Fui falando aqueles que me vieram na cabeça. Mas a pergunta continua. O que esses caras fazem fora da mídia. Dizem alguns pseudo entendidos que são velhos, como se talento tivesse um tempo cronológico de validade.Na minha opinião essa mídia burra prefere o sucesso falso, barato e descompromissado, onde a qualidade é completamente esquecida e prosperam os inhos e nejo da vida. No meu programa MÚSICA PURA na rádio Parecis 690 AM (www.radioparecis690am.com.br) e na minha rádio na internet (www.musicapura.listen2myradio.com) seguidamente recebo telefonemas falando que estou tocando música velha. O interessante é que muitas dessas pessoas para não dizer sua totalidade não se identificam. A minha resposta já está no piloto automático. Música não tem idade e sim qualidade. Já imaginaram Mozart, Debussy, Beetowen e outros maravilhosos. Seriam eles velhos? Por favor, em certos casos a ignorância, a mediocridade, a estreiteza de pensamento leva as pessoas a um pensamento linear, um pensamento totalmente bitolado que segue sem pensar o que a grande mída, que repito só pensa exclusivamente no lucro e raramente com qualidade.

Falo isso também sobre a música regional. A música do centro oeste, do sul, do sudeste, do norte e do nordeste que muitas vezes aparece estereotipada, sem representar realmente a região do país a que pertencem. Um exemplo carimbo do Bolinha do Pará completamente sufocado pelo tecnobrega que parece e ser o que não  é. Representante de uma região do país.


UM ABRAÇO


PROFESSOR FUMAÇA GENRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário