segunda-feira, 6 de junho de 2011

Estarei postando textos retirados do site SUPERDOWLOADS sobre compras na interneMil e uma formas de enganar o consumidor na Internet. Conheça os principais golpest.

            A criatividade dos falsos comerciantes corre solta na hora de planejar as armadilhas. Nesta matéria, você encontrará uma lista com os principais golpes realizados
Por Felipe Augusto Cavalcante em 02/Jun/2011
        Enquanto custamos a acreditar que realmente fomos enganados pela pessoa ou empresa que nos vendeu um produto pela Internet, na maioria das vezes, todo o esquema ilegal já foi cuidadosamente planejado por seu executor. Neste caso, vale à pena estudar previamente as práticas mais comuns de má fé, sendo capaz de identificar as situações e lutar pelos direitos o mais rápido possível.
A loja fantasma
         Em alguns casos em que a loja deixa de cumprir com a entrega do produto após o pagamento, seus criadores nem ao menos realizaram uma entrega durante toda a sua existência, tendo sido criado todo o sistema e o endereço Web já para enganar os consumidores. Esta situação é a mais complicada, pois o executor normalmente utiliza registros falsos para o domínio e retira rapidamente o site do ar.
Uso indevido do cartão de crédito
          Nestes golpes, às vezes, a pessoa até recebe o produto encomendado, mas ao final do mês acaba recebendo uma fatura com dezenas de compras que sequer sonharia em fazer. Isto é possível, pois no momento em que passa o número do cartão de crédito e o dígito verificador, o vendedor pode cobrar tudo àquilo que desejar da operadora alegando que outros fizeram isso, sendo este um golpe aplicado também por telefone.
O produto virá da China ou qualquer outro país
          Normalmente tudo começa com o vendedor apresentando preços bem abaixo do praticado pelo mercado, alegando que o produto virá diretamente do exterior para a casa de quem o adquirir, recebendo assim apenas taxas do país de origem. Algo que eles não explicam é que o produto poderá ficar retido na Receita Federal, recebendo taxas que podem até mesmo dobrar seu preço. O golpe se completa quando o vendedor se recusa a pagar esta taxa e deixa a cargo do comprador.
Entrega de um produto "similar"
Uma série de vendedores e lojas que atuam na Internet acaba entregando para o consumidor um produto diferente daquele comprado ou exibido no site, alegando falta de estoque no momento ou problemas com o fornecedor. Logo de cara, isto já fere os preceitos da compra, podendo inclusive ser enviado um produto com valor inferior ao adquirido e de menor qualidade, golpe conhecido popularmente como "comprar gato por lebre".
Venda de produto recondicionado (refurbished)
           É comum para a indústria de eletrônicos realizarem o controle de qualidade dos equipamentos diretamente na linha de produção e, em alguns casos, até mesmo no final do processo de montagem. Ao identificar um problema na montagem, uma série de fábricas conserta o produto e os colocam no mercado como remanufaturados. Isso é algo normal, mas se torna danoso quando alguma loja o vende como um produto novo, pois este já sofreu uma leve queda em seu valor.





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