sexta-feira, 2 de setembro de 2011

TRES NOMES DO AMOR_NADA MELHOR PARA INICIAR UM FINAL DE SEMANA DO QUE FALAR DO SENTIMENTO QUE NOS UNE "O AMOR". UM BEIJO NO CORAÇÃO DE C ADA UM VOCES QUE ME DÃO O PRAZER IMENSO QUE AO ACESSAREM ESTE BLOG. QUE DEUS ESTEJA PRESENTE EM SUAS VIDAS SEMPRE.

Ah, o amor, quando é demais ao findar leva a paz. Me entreguei sem pensar”
Que sentimento é esse, que faz as pessoas ficarem sem rumo, perderem a paz e se entregar sem pensar? Que sentimento é esse que deixam os olhos brilhando, pernas moles, mãos tremulas e muitas pessoas desenvoltas gaguejando? A esse sentimento podemos dar o nome de amor.

Em uma postagem passada, escrevi um pouco sobre o amor romântico, o romantismo. Dessa vez vou um pouco mais a fundo e falar do sentimento que existe por trás do romantismo, o amor. Esse que é tão grande demais que de uma forma subjetiva parece não caber no peito, no coração. É o sentimento que começa pelos olhos e depois se espalha para o resto do corpo. Mas será que o amor é só isso? Para nós o amor é apenas amor, mas um sentimento com muitos significados. O amor pode ser amor, paixão, afeição, compaixão, misericórdia, ou também pode ser atração, apetite, querer bem, desejo, libido, ou seja, uma porção de significados. Para os gregos e também na bíblia o amor tem 3 significados, sendo que cada um corresponde a um tipo de amor.

Eros- Este é o que está relacionado ao amor carnal, o amor de homem e mulher. É a troca de olhares o desejo de possuir, pode-se dizer que é o amor erótico. Quando unificado corpo e alma esse tipo de amor pode ser muito saudável. Apesar de ser o amor carnal, também é uma forma de amar permitida por Deus, isso quando o corpo se difunde com alma sendo duas uma só. Deus assume a natureza humana para que as pessoas possam amar e serem amadas.

Filia – O amor da amizade, o amor de entrega ao outro. Filia pode-se dizer que é o amor do encontro, amar aqueles que se parece com a gente. E amar os que estão perto de nós. “Ninguém tem mais amor do que aquele que dá a vida pelo amigo” (Jo 15,16). O amor da amizade talvez seja um dos sentimentos mais importantes que existe. União de laços fraternos, muitas amizades são verdadeiramente valiosas.

Ágape – Esse é o amor Divino, o amor em seu estado mais puro. Pode-se dizer que ágape é o amor de Deus por nós. Um tipo de amor que é fundado na fé. Amor tão grande que não se limita, como se fosse amor de pai e de mãe. É uma forma de amor que não tem necessidade de interesses e que não espera nada em troca, ou seja, a forma mais pura de se amar. Traduzindo em palavras ágape é amar e se deixar amar.


Mas independente de tudo, um tipo de amor não existe sem o outros. Eles estão interligados em nossa essência, um fazendo valer o outro.
“Ah, o amor, quando é demais ao findar leva a paz. Me entreguei sem pensar”. O Importante é lembrar que amar é bom demais.

TEXTO DE ISAIAS GERMANO NETO DO BLOG FALA PRONTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário