sábado, 2 de fevereiro de 2013

OBRIGADO PELO SILÊNCIO



            Com tudo que está acontecendo no mundo, no Brasil, no MT e em Diamantino que é o nosso pequeno universo, o silêncio se faz necessário. Não o silêncio subserviente, não o silêncio que consente não o silêncio do medo. Mas o silêncio da observação, da atenção, das conclusões, do pensar e do agir.
            No nosso pequeno mundo diamantinenses certas coisas que acontecem são de nos deixar em silêncio. De nos deixar perplexos. De nos deixar tontos, bobos, bestas e outras coisas mais terríveis.
            Uma pergunta que me faço freqüentemente é como pode alguém dizer amar algo ou alguém e fazer de tudo para destruir este algo ou alguém. Que tipo de sentimento leva a arrebentar o que ama? Que amor é esse, que leva as pessoas por absoluto orgulho a tirar dos que mais precisam a chance de ter uma vida melhor, mais digna, mais segura. Sinceramente não entendo esse tipo de sentimento que pode ser tudo menos amor. Como pode seres humanos que vivem anos em um determinado lugar, que tudo o quem tem e são devem a ele, destruí-lo em nome de um sentimento de posse, de ganância e de um egoísmo absoluto e doentio. Por isto tudo agradeço ao silêncio que me faz pensar de uma maneira calma, tranqüila, sem medo nenhum, pois sei que em nenhum momento participo deste sentimento egoísta e mau. O meu amor por esta terra independe de quem está no poder, ele está nas pessoas que acolheram a mim e minha família. Está nas pessoas como o seu Leonir e todo o pessoal da Velha Guarda, está nos meus alunos em 23 anos de trabalho, está na família do Chico e da Zane, está em todos os meus verdadeiros amigos (eles sabem que são), está em pessoas como Dr. Afonso que nos amparou quando do falecimento dos meus pais. Enfim está até nas pessoas que não conheço, mas me respeitam como homem e como profissional.
            Este texto foi escrito no ano de 2011 e muito pouco ou quase se modificou. Apenas acrescento algumas pessoas como a família do seu Ismar que foi maravilhoso a nossa família. Pessoas como eles só trazem o bem.
            Estou recolocando esse texto aqui no blog para não deixar de salientar as pequenas ou quase inexistentes mudanças na maneira como algumas pessoas tratam a nossa Diamantino. Que a Imaculada Conceição nos proteja.
            Quero também aqui deixar meu abraço e agradecimento a todos que de uma maneira ou outra nos aliviaram com seu apoio  nessa tragédia de Santa Maria-RS. Imagino eu como devem a estar o meu pessoal por lá com a perda do Dudu. Que Deus os conforte e ampare nessa hora.
            Amar alguém ou algo deve ser recíproco, deve ser dar e receber, deve ser acalentar e ser acalentado, respeitar e ser respeitado.
            
Assim mais uma vez digo obrigado ao silêncio que me inspira.

OBRIGADO

Profº Fumaça Genro

Nenhum comentário:

Postar um comentário