sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

UM DAS PREOCUPAÇÕES INICIAS

Início de ano, uma das preocupações que devem passar pela cabeça dos professores, é que os alunos estão lendo. Se é que leem alguma coisa. Sem saber como leem e o que leem como trabalhar. Isso independente de que grau de estudo esses alunos estão. Sejam nos anos iniciais, sejam no ensino fundamental, ensino médio e até na universidade. Afinal aquele ditado de que “que não lê, mal fala, mal ouve e mal vê” vale para todos os níveis de ensino.
 Mas em minha opinião existe ainda outro problema. Talvez até mais sério que esse que citei acima. É o seguinte. O que os professores estão lendo? Como um professor vai exigir leitura de seus alunos, se ele nada lê. Atualmente não se admite um profissional da educação, especialmente um professor. Seja de Física, Química, Biologia, História, Geografia, Matemática ou qualquer outra disciplina que não leia. Aquela velha história que professores da Área das Exatas como Matemática, Física, Química e outras não precisam ler é uma grande e terrível inverdade. Existe o ler biológico, matemático, físico enfim para todas as áreas. Um professor que não lê é um meio profissional ou até menos que isso. Dizer que os livros custam caro é uma meia verdade. As escolas possuem uma biblioteca mínima e é melhor ler o que lá tem do que nada ler. E comprar livros não significa despesa e sim investimento. Investimento em sua profissão, em sua vida pessoal, investimento na melhora como pessoa. Além de que ler nos permite viajar. É só ter imaginação e um professor sem imaginação é algo difícil de aceitar.
Devem estar pensando. O que esse velho aposentado está querendo?Falar depois de aposentado é fácil, gostaria de ver seria agora. Eu tenho um ditado que não é meu e nem sei de quem é. Não sou, no caso não fui tão bom quanto pensava que era, nem tão ruim como os outros pensavam que eu era. Mas de uma coisa jamais podem acusar de não ler. Sempre li e muito.  Devo isto a meu velho e amado pai seu José Rene Chaves Genro, um leitor inveterado que passou essa maravilhosa paixão. E serei eternamente agradecido a ele por ter me transmitido esse amor incondicional pela leitura.
Um pergunta aos meus colegas professores. O que lerão nas férias? Pô mas nas férias cara. Sim nas férias. A leitura dever ser um prazer e não uma obrigação. E dedicar um tempinho a uma leitura sempre é bom.
Para não dizer que só falo e nada apresento como sugestão. Dou aqui algumas indicações de livros que não são sobre alguma disciplina específica, mas que em minha opinião nos ajudam a melhorar como profissionais.
Breve História de quase tudo –Bill Bryson-Ed.Companhia das Letras
Clarice na Cabeceira- Vários escritores Ed. Rocco
A privataria Tucana _Amaury Ribeiro Jr-Ed. Geração Editorial
1822- Laurentino Gomes-Ed. Nova Fronteira
Os caminhos de Mandela-Lições de vida, amor e coragem-Richar Stengel-Ed. Globo.

PROFº FUMAÇA GENRO
PROGRAMA MÚSICA PURA SÁBADO DAS 17h00min ÀS 19h00min NA RÁDIO PARECIS AM A VOZ QUE VAI MAIS LONGE
RÁDIO www.musicapura.listen2myradio.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário