terça-feira, 3 de abril de 2012

SALVE SALVE JORGE

             Lendo a revista METÁFORA-LITERATURA E CULTURA Nº 6 DE 2012 da editora Segmento me dei conta de algo que já sabia, mas que estava deixando passar. Nesse ano o grande JORGE AMADO faria 100 anos, no dia 10 de agosto seria seu aniversário.
            Durante muitos anos, décadas foi JORGE AMADO nascido em 1912 e falecido em 2001 o maior Best-seller brasileiro. Suas obras foram adaptadas para o cinema, para a TV, teatro e rádio. A crítica metida a intelectual recebeu a obra de JORGE AMADO com frieza, quase querendo o ignorar, principalmente a partir dos anos 70. O que demonstra em minha opinião certa imbecilidade dessa crítica.
            Existem poucos estudos sobre sua obra, poucos para a magnitude uma obra espetacular, que retrata uma Bahia mística, valente e lutadora e muito mais já que não foi sobre seu estado natal que Le escreveu.
            “Tenho impressão de que os acadêmicos não gostam que a grande população leia. JORGE AMADO, por saber produzir narrativas envolventes, foi banido da relação de autores de relevo estético e histórico- diz o professor da USP Ivan Teixeira, colunista da Metáfora”. Algo semelhante teria acontecido com Érico Veríssimo (PARÁGRAFO RETIRADO DA REVISTA).
            Meus primeiros contatos coma obra de JORGE AMADO foram através do seu Rene Genro meu amado pai, um leitor constante e um apreciador da obra desse excepcional escritor. Inclusive parte da obra dele foi me deixada por meu pai e comigo vai ficar espero que por muito tempo.
            Espero que essa fase de descaso esteja terminada, pois muitos eventos estão sendo agendado e uns até já ocorreram como é o caso da edição especial ilustrada “NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM Ed. Companhia das Letras, isso foi em março, uma mostra de cinema chamada “CineAamadoGráfico, em abril edição e bolso de MAR MORTO e assim até o final do ano.
            Sabe-se de muito material inédito, que receberam um tratamento todo especial. Livros novos, um livro de reportagens e três de contos que até já foram lançados.
            Minha admiração por esse baiano é imensa e espero que no centenário de sua morte ele seja homenageado com muita pompa, pois com certeza merece muito, muito mais que algumas pessoas que andam sendo reverenciadas como escritor e que não chegam nem de perto ao talento de JORGE AMADO. Portanto meu axé JORGE, meu abraço e me SALVE SALVE JORGE.

PROFº FUMAÇA GENRO-PROGRAMA MÚSICA PURA AOS SÁBADOS NA RÁDIO PARECIS 690 AM DAS 17h00min ÀS 19h00min


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário