segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ENGANARAM A TODOS NÓS!

              Eu sabia que havia alguma coisa que não estava certa. Tinha algo errado. Fui aos poucos prestando mais atenção nas imagens. Ficando atendo nos lances. Vendo as nuances (essa é boa). Enfim depois de certo tempo concluí com absoluta certeza. Enganaram a todos nós. Todos que eu falo são os espectadores, os torcedores, os comentaristas esportivos, o articulistas engajados, os secadores de plantão.
            Vou agora revelar a enganação. Tudo não passou de um videogame, de um joguinho virtual, desses adquiridos nas bancas de importados, nos shoppings, enfim em lojas especializadas. Estou falando de BARCELONA e Santos. O porquê dessa minha conclusão. Simplesmente porque tudo que aprendi que li, que me fizeram acreditar tem um que ou muito de falsidade.
            Como pode não ser virtual um time que joga com dois ponteiros e esses ponteiros não cruzam. A prova da virtualidade nesse ponto está que houve uma só bola cruzada e uma cabeçada e a cabeçada foi de um rebote do goleiro. É virtual. É um joguinho. Só pode ser. Outra prova. Onde se viu um time sem centro avante? Ou melhor, com muitos, com tantos? É virtual. É um joguinho. Outra. Como pode um time com um só volante (e que volante) e sem nenhum quebra bola, sem nenhum brucutu? É virtual. É joguinho. Mais. A jogada de chaleira em um dos gols é com certeza obra de um programador desses joguinhos. Talentoso ele. Mas é virtual. É joguinho. O Toque do Messi no seu primeiro gol é obra desse mesmo programador. Portanto é definitivo, é verdade verdadeira. É joguinho. É virtual. Não pode ser verdade. As provas são demais. E ainda tem outra, os programadores ainda deram um que de bondade ao jogo, não deixam eles tripudiarem sobre seus adversários dando toquinhos inúteis, fazendo embaixadinhas sem sentido, provocando seus adversários, eles simplesmente jogam.
            Vou fazer um pedido encarecido à direção do meu COLORADO para que ela adquira umas cem cópias desse joguinho pra distribuir entre os jogadores da base, entre os técnicos, entre os profissionais, entre todos os dirigentes sejam eles amadores ou profissionais, entre os representantes dos jogadores, enfim a todos envolvidos com o futebol. Na compra desses DVDs devem ser exigido que os extras estejam presentes, que mostrem a todos que um craque mesmo virtual, mesmo de joguinho saiba que futebol é um jogo coletivo. Que não se deixa um companheiro só contra três ou quatro adversários, que até o craque deve ser solidário. Que quando o coletivo ganha, todos ganham. Que passe certo evita o desgaste de correr atrás do erro. Que posse de bola não ganha jogo, mas ajuda muito especialmente quando todos se ajudam. Após a compra desses DVDs a direção deve cobrar diariamente o cumprimento das tarefas TODAS. Menos colares no pescoço e mais bola no pé. Deve cobrar muito de alguns técnicos que grito na beira do campo não ganha jogo, que é jogo para a TV e para a torcida. Que falta de educação em entrevistas não ganha jogo, aliás, em qualquer situação falta de educação não leva a nada. Deve cobrar de certos técnicos que após os jogos como o de domingo dizer que nada vai ficar é uma demonstração de arrogância para não dizer burrice, que querer dividir a culpa com quem quer que seja não leva a absolutamente nada. Que intimidar jovens jogadores com cobranças burras não os transforma em atletas nem os torna melhores, nem piores, apenas os diminui. Os dirigentes devem também olhar com muita atenção nos extras à parte que lhes cabe nesse latifúndio. Trocar de técnico toda hora, não leva a nada, a não ser pagar todos ao mesmo tempo gastando o que não pode e não deve. Que contratar um técnico que tenha mais poderes que a própria direção é erro grave. Que pagar 300, 400, 500, 600, 700, 800 ou mais para um técnico não significa competência e que o dinheiro senhor dirigente não é seu. O que para quem fala em futebol empresa é no mínimo um enorme equívoco.  Que ficar sem técnico durante um mês em um campeonato de pontos corridos é uma burrice sem precedentes. Enfim o DVD do joguinho deve ser aproveitado ao máximo para tirarmos lições que nos ajudem a construir um futebol melhor, mais alegre e claro ganhador. Encerrando, nunca mais tenham dúvidas sejam elas quais forem de que o baixinho virtual, o tal de Messi não joga bola, se as ainda tiverem devem ir para... Desculpe a falta de educação eu ia dizer para Marte.
            Quase ia esquecendo de deixar o nome do DVD. É BARÇA SHOW, disponíveis nas boas casas do ramo (sempre sonhei em escrever esse final, boas casa do ramo).

PROFº FUMAÇA GENRO
PROGRAMA MÚSICA PURA TODOS OS SÁBADOS DAS 17h00min ÀS 19h00min NA RÁDIO PARECIS 690 AM, A VOZ QUE VAI MAIS LONGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário