sexta-feira, 11 de maio de 2012

GOSTO E PERGUNTAS E OU PERGUNTAS E GOSTO


 Algumas perguntas me deixam meio down, meio pasmado. É sobre música que estou falando, mas poderia ser sobre a vida.
            Uma dessas perguntas que me fazem é o porquê eu gosto dessas (?) músicas. Essas músicas da pergunta se referem ao fato de gostar do Tom, da Elis, do Gil, do Caetano, do Menescal, do Tim, do (s) João, do Tonny, do Dizzy, do Porter, do Gershiwn, da Ella, da Yeahwon e assim vai. Outra pergunta é porque eu não gosto do Teló, do Pires, do Rodriguinho, do Latino, do Gustavo, do Luan e mais outros nessa linha. Para mim é tão absolutamente claro que não consigo entender tais perguntas.
            Existe um ditado bastante antigo e bastante correto que diz “gosto e aquilo. Casa um tem o seu”. Portanto...
            Já fui muito mais radical, muito mais chato. Hoje estou mais suave. Muito briguei com a Camile, com a Aline e com a Maria Clara. Em alguns caos ganhei, mas na maioria das vezes perdi e perdi feio. Hoje me resumo a minha insignificância. Minha luta por uma música que penso ser de qualidade é o Programa Música Pura da Rádio Parecis, na rádio MÚSICA PURA na web e no meu blog.
            Em nenhum momento deixei de acreditar em Tom, Caetano, Roberto, Gil, Frank e outros desta qualidade. Apenas a idade vai dando maturidade suficiente para que eu saiba mudar de estratégia. É uma briga muito difícil. Concorrer com o que a TV nos empurra goela abaixo como, por exemplo, o Faustão, Silvio Santos, Gugu etc.. como se fosse uma verdade única e incontestável e não é.  Vou continuar na briga, tentando mostra que quantidade não tem nada a ver com qualidade.
            Nesse exato momento estou vendo Tom Jobin e Frank Sinatra em um especial sobre a Bossa Nova, um movimento musical que mudou radicalmente a música brasileira, para melhor é claro. Quando assisto a um programa dessa qualidade. Pergunto. Nós brasileiros queremos ser lembrados como um país que criou “Garota de Ipanema” ou por uma música cujo refrão é “a se eu te pego”. Pense bem nessa pergunta. Outra. Queremos ser lembrados por músicas como “Chovendo na Roseira, Águas de Março, O bêbado e a equilibrista, Sentado a Beira do Caminho, Foi um Rio que passou em minha vida, As rosas não falam, Samba do Avião, Esse teu olhar, Carinhoso, ou por músicas como o Melô do Pedófilo, pelo Bunda Lele e ouras maravilhas poéticas. Eu com certeza já temos minha escolha de como gostaria que me meu pais fosse lembrado.
            Esse texto tem alguma semelhança com algum que já escrevi? Com certeza sim. Afinal é um assunto recorrente nessa minha briga por qualidade e não quantidade.
            PROFº FUMAÇA GENRO PROGRAMA MÚSICA PURA NA RÁDIO PARECIS 690 AM TODOS OS SÁBDOS DAS 17h00min ÀS 19h00min.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário