sexta-feira, 18 de maio de 2012

SONHOS, DEVANEIOS E REALIDADE


Não sei se estou vendo chifre em cabeça de cavalo ou está mesmo acontecendo. Ando percebendo nas redes sócias, em programas de rádio e TV, em sites, blogs enfim em muitos lugares. Do que estou falando? De uma campanha contra a escola pública. Nada de teoria da conspiração, mas de algo que como já falei tenho assistido em muitos programas, em muitos comentários, em diversos textos espalhados pela internet ou não. Antes que pensem que estou defendendo a Escola Pública esclareço, que estou sim defendendo aquilo que é direito de todo cidadão brasileiro. Não pensem que por ser professor pretendo defender a categoria, mesmo aposentado isso só aconteceu no tempo, jamais vou deixar de ser aquilo que amo. Que é minha profissão. Tenho certeza absoluta que os bons profissionais da educação concordam comigo. Temos culpa e muita culpa no que está acontecendo. Minha pergunta é. Somos só nos? Somente nós?
            E a família? Onde entra? Qual sua responsabilidade? Qual seu papel?
            Marque uma reunião com os pais não para falar mal dos filhos deles, mas para que eles ajudem na educação. Posso me enganar, mas a maioria não irá aparecer. E quem aparece são mães como se os pais estivessem isentos, estivessem desobrigados da educação de seus filhos. Repito poucos irão se fazer presentes. A novela, o boteco, o futebol a igreja está sempre em primeiro lugar. A escola em último. Por ordem. A novela, o boteco e o futebol em nada ajudam. A igreja deveria ajudar muito mais. Ela deveria auxiliar a educar. Deveria saber que Jesus foi e é o primeiro grande professor que todos nós tivemos. Mas ela está muitas vezes mais preocupada em arrecadar, do que realmente educar para fé. Falei fé NÃO FANATISMO.
            Não me esqueci dos governos sejam municipais, estaduais e federal. Tem igual responsabilidade. Estão muitas vezes mais preocupados com os números do que com a qualidade.
            Em todos os governos. Com todos os partido seja de direita, de esquerda, de centro, de cima de baixo ou do raio que os parta. Nada das nossas conquistas veio de graça. Sempre tivemos de lutar muito para conseguir os avanços que temos, que até podem ser poucos, mas são nossos e repito conquistado com muita luta. Com o sacrifício pessoal de muitos, que abriram mão de suas vidas para se dedicarem a causa da educação, a causa dos Profissionais da Educação. Muitos pelos seus próprios méritos alcançaram posições de destaques em governos municipais, estaduais e federal. E ai pasmem meus amigos parece que esqueceram tudo aquilo pelo que lutaram. Sofreram uma amnésia causada por um vírus triste e devastador chamado “Delliruns do poder”. Vírus este de terríveis consequências para a nossa já debilitada categoria dos Profissionais da Educação.
            E assim vamos. Penso que notaram que em nenhum momento falei em culpa. A palavra culpa carrega algo muito peado. Ela parece que castiga as pessoas. Essa é a razão de não tê-la usada e sim falar em responsabilidades. Responsabilidade nossa dos profissionais da Educação, da família e dos governos em todos os níveis.
            A única saída em minha opinião é. Se esses três segmentos da sociedade se unirem em uma só luta. Sem que vaidades pessoais tenham mais valor que a vida de nossos filhos. É sonho? Pode ser. Mas como já dizia o poeta. “SONHO QUE SE SONHA SÓ É SONHO. SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE”. Não sei se é bem isso, mas que fique assim, o que interessa é que é de todo meu coração que essa ação se concretize.

PROFº FUMAÇA GENRO PROGRAMA MÚSICA PURA AOS SÁBADOS NA RÁDIO PARECIS 690AM DAS 17h00min ÀS 19h00min


Nenhum comentário:

Postar um comentário